2019/01/31

Teslas vão chamar assistência automaticamente em caso de avaria


Ninguém gosta de ficar com um carro avariado na estrada, mas Elon Musk quer resolver esse problema fazendo com que o próprio carro chame um reboque quando detectar uma avaria.

Embora não tenha indicado qualquer prazo para esta funcionalidade, a ideia de Elon Musk é que, assim que um dos automóveis da Tesla detecte um problema, sinalize imediatamente a situação, de modo a que seja enviado um reboque e um carro de substituição - eventualmente, mesmo antes do carro em questão ficar imobilizado.

A ideia é interessante, e parece-me que será mais um pequeno passo no sentido de se ter um automóvel como um "serviço" e não como um produto. Assumindo as capacidades de condução autónoma prometidas para os próximos anos; uma eventual avaria significaria apenas que o condutor teria que sair de um carro e entrar noutro, sem se preocupar com arranjos e oficinas. No caso de manutenções planeadas ou de falhas detectadas preventivamente, isso poderia ser feito em altura de menor incómodo para o utilizador. Por exemplo, depois de chegar a casa, o seu carro automaticamente se deslocaria para uma oficina, com outro veículo a chegar autónomamente e a ocupar o seu lugar.

Ainda estaremos a muitos anos de tal cenário, mas Elon Musk continua a fazer os possíveis para que a Tesla esteja na linha da frente desta transição.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)