2019/01/19

Um PC numa gaveta


Não faltam projectos interessantes no Instructables para nos inspirar, e desta vez a escolha recai sobre um PC que se mantém acessível mas praticamente invisível montado numa gaveta feita à medida.

Para a maior parte das pessoas, a caixa de um PC é algo para gastar "o menos possível" e que se trata como um dos componentes menos importantes de todo o sistema; para outros, é algo em que gastam algum dinheiro, para ter uma caixa com aspecto mais cuidado; e para outros ainda, é algo que é escolhido cuidadosamente em função da sua qualidade e do tipo acesso que dá aos componentes no seu interior. Seja como for, o preço de uma caixa de qualidade facilmente se eleva para lá dos valores que muitos considerarão aceitáveis, e por muito menos poderão resolver o assunto de outra forma.

Este PC numa gaveta é um excelente projecto que nos mostra como, por um valor acessível, se pode resolver o problema de ter um PC que fique escondido da vista (sem ocupar espaço em cima de uma secretária, nem ficar pousado no chão), mas que simultaneamente tem espaço suficiente para todo o tipo de extras, e - não menos importante - mantém tudo acessível para que seja fácil trocar um disco ou outros componentes.


É uma solução que me parece bastante engenhosa e de mais fácil execução do que outras como ter o PC integrado directamente numa mesa.

... Acho que quando tiver que montar um novo PC (já deveria ser este ano, mas prefiro aguardar pela próxima geração de chips da Intel) vou optar por um sistema destes. :)

3 comentários:

  1. Também gostei bastante, excelente opção!

    ResponderEliminar
  2. É tudo uma questão de imaginação, alguma paciência para bricolage e cabos com metragem suficientes...

    ResponderEliminar
  3. eu fiz uma usando um movel da ikea.
    o tampo normal mais um modulo de gavetas em que se pode escolher o tamanho das gavetas.

    ResponderEliminar