2019/01/13

Valeo Xtravue torna atrelados invisíveis

Ter uma visão desobstruída do que se passa atrás do veículo que se conduz é essencial para a segurança rodoviária, e a Valeo apresentou um curioso sistema que permite tornar os atrelados "invisíveis".

Em 2015 vimos um sistema da Samsung que tornava os camiões transparentes para os veículos que seguiam atrás. Desta vez o sistema é exactamente o oposto, já que visa facilitar a vida do condutor cujo veículo transporta um atrelado. O XtraVue da Valeo é capaz de fazer "desaparecer" um atrelado, permitindo ao condutor ver o que se passa atrás dele, como se fosse invisível ou transparente.

Ao contrário do sistema da Samsung que recorria a ecrãs montados nos atrelados, aqui a magia é feita digitalmente no ecrã que mostra a traseira do veículo, recorrendo à combinação de imagens captadas por câmaras na traseira do veículo e na traseira do atrelado. A vantagem face a ver unicamente a câmara montada no atrelado, é que assim permite ter uma melhor percepção do espaço, sem perder toda a importante área de visão em redor do próprio atrelado.

Penso que ainda haveria algumas coisas a fazer a nível de reduzir o efeito de distorção que vemos nas imagens, mas ainda assim parece-me uma proposta bem interessante para quem tiver que conduzir constantemente com um atrelado a bloquear a visão para trás.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)