2019/01/29

Windows 10 e Xbox One vão ter DTS:X em breve


Os fãs do som espacial vão gostar de saber que, para além de melhorias a nível do suporte para som Dolby Atmos, a Microsoft está a preparar a chegada do som tridimensional DTS:X aos PCs Windows 10 e às consolas Xbox One.

A novidade não terá passado despercebida a quem vai mantendo um olho na Microsoft Store, onde uma app DTS:X Ultra já está visível há algum tempo. À semelhança do Dolby Atmos - para o qual também estão prometidas várias melhorias para breve - o DTS:X é um formato sonoro que permite o posicionamento tridimensional de objectos sonoros, em vez de se limitar a criar "x" canais que são reproduzidos por igual número de colunas.


Ou seja, em vez de ser um canal estático criado para um número de colunas específico num arranjo pré-determinado, o DTS:X (da mesma forma que o Dolbt Atmos) tenta recriar dinamicamente o posicionamento espacial sonoro usando todas as colunas que estiverem disponíveis, para obter o melhor resultado possível. Algo que não só beneficia os filmes, mas se adequa perfeitamente à aplicação em jogos, onde lidamos constante com campos sonoros mais dinâmicos e interactivos.


Falta apenas saber se este DTS:X Ultra será gratuito ou pago, ou se seguirá a fórmula do Dolby Atmos, que é gratuito para utilização com sistemas de som, mas pago para utilização com headphones.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)