2019/01/29

Notícias do dia

Bug no Facetime deixava escutar remotamente antes de atenderem; Apple prepara serviço estilo "Netflix" para jogos (e talvez apps?); WearMouse transforma smartwatch Wear OS em air mouse; Oppo esconde furo da câmara no ecrã com icon da app da câmara; som laser permite ouvir música e mensagens sem incomodar ninguém; e o site RARBG adicionou .exe aos torrents para impedir partilha noutros sites.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo gadget da semana para oferecer, que desta vez é um auricular Bluetooth da Xiaomi.

Correios Espanhóis começam a fazer entregas em Portugal



Perante uns CTT que parecem mais interessados no serviço de banco no que das entregas, os Correos espanhóis aproveitam a oportunidade e anunciam a entrada no mercado Português, com promessa de entregas num prazo máximo de 24 horas em toda a Península Ibérica.

Demonstrando também uma capacidade de adaptação às circunstâncias actuais, os Correos pretendem construir um centro logístico na Ásia, com o qual possam melhorar a capacidade de resposta para as muitas encomendas que são oriundas dessa região.

Já por diversas vezes referimos que os CTT e Alfândega estão a perder imensamente ao tratarem as encomendas oriundas de fora da UE como sendo "inimigas"; isso agora torna-se ainda mais evidente, quando têm que ser os correios estatais do nosso país vizinho a reconhecerem a oportunidade e assumirem o compromisso de os fazerem chegar ao destino.


Novo Centro de Inteligência Artificial no Porto



O Porto.AI, primeiro centro português afiliado ao City.AI, tem como pilar principal tornar a cidade do Porto uma referência internacional em Inteligência Artificial, criando uma plataforma para dinamizar as comunidades e o tecido industrial que actuam na área da Inteligência Artificial.

Após quase 6 meses de preparação, o arranque do Porto.AI foi marcado por um evento no formato de meetup que contou com a participação de mais de 40 profissionais da área, tendo como oradores convidados o Doutor Wang Lee, investigador da Google DeepMind e o Professor Doutor Luís Paulo Reis, da Universidade do Porto. Aqui, ficámos a conhecer os últimos trabalhos em interpretação de texto por algoritmos de aprendizagem máquina (Machine Learning, em inglês), bem como os mais recentes desenvolvimentos na área de futebol robótico.

O ano 2019 vai ser um ano com muitas atividades, a serem divulgadas em breve no site (https://city.ai/cities/porto/) e nas redes sociais do Porto.AI, dos quais irão constar Workshops, Tutoriais, Study Groups ou Sessões do plenário do Porto.AI.

Na foto: Equipa Fundadora do Porto.AI (da esquerda para a direita: Carlos Leite, Leonid, Ricardo Sousa, Diogo Gonçalves, João Faria e Rui Mendes. Isabel Chaves também é membro da equipa Porto.AI mas não pôde estar presente)


Google testa Play Store simplificada com apenas jogos e apps



A Google está continuamente a fazer testes para avaliar que alterações serão mais eficazes, e um dos últimos aposta na simplificação das categorias na Play Store, reduzindo-as a apenas duas: apps e jogos.

Habitualmente, a parte superior da Play Store apresenta-nos várias páginas com categorias como apps, jogos, filmes, livros e música. Aparentemente, o acesso rápido a essas categorias poderá não estar a ser assim tão utilizado, levando a Google a considerar a hipótese de as reduzir apenas às mais importantes - com as outras a manterem-se acessíveis, mas através do menu lateral.

... Se isso permitisse poupar espaço, até que compreenderia, mas uma vez que não se ganha nada com isso (apenas se complica o acesso a categorias que até ao momento estavam facilmente acessíveis)... não sei até que ponto esta alteração será benéfica. Em breve descobriremos, caso a Google a decida aplicar a toda a gente.


iPhone 11 com câmaras traseiras ao centro e bateria de 4000mAh?



Depois de alguns rumores terem revelado iPhones com um desajeitado conjunto de câmaras traseiras no canto, surge agora um design mais consensual, que aplica um módulo de câmaras idêntico aos existentes, mas colocado me posição horizontal e centrado na traseira do iPhone.

[o anterior conjunto triplo]

Para além deste sistema de câmaras, o rumor indica que os futuros iPhone 11 chegarão com uma bateria de 4000mAh (o que representaria um salto substancial, considerando que mesmo o iPhone XS Max actual tem uma bateria de 3174mAh) e que também passarão a utilizar fichas USB-C ao estilo do que foi feito nos iPad Pro.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. A notícia sobre os correios espanhóis deixou-me de boca aberta e queixo caído! Mas é bem feita para esses mulos da alfândega e dos CTT!

    ResponderEliminar