2019/01/04

Xiaomi prepara tablet dobrável duas vezes?


Não é segredo que 2019 será o ano dos ecrãs dobráveis, e a Samsung não irá ter falta de concorrência nesta área a acreditar no vídeo de um suposto tablet / smartphone dobrável da Xiaomi.

Um curto vídeo do que será um modelo dobrável da Xiaomi (ainda sem confirmação nem grande grau de credibilidade) mostra-nos o que poderá ser o modelo que a Xiaomi está a preparar para entrar no mundo dos dispositivos com ecrãs dobráveis.

Ao contrário do modelo da Samsung, que se pode considerar um mini-tablet que se dobra em dois para ficar mais compacto, este tem a vantagem de se poder dobrar dos dois lados do ecrã, passando a ter um tamanho de um terço da área total, bastante mais próximo de um smartphone - embora não seja perceptível quanto é que isso prejudicará a sua espessura. Ainda assim, um aparelho destes com ecrã "tri-partido" abre algumas possibilidades interessantes, se o imaginarmos colocado na vertical enquanto estiver num arranjo triangular, e permitindo mostrar imagens a 360º.

O "segredo" destes novos modelos dobráveis irá estar na parte mecânica e na capacidade dos fabricantes conseguirem criar mecanismos fiáveis, robustos, e que sejam capazes de manter uma espessura aceitável do dispositivo. Para este último ponto ajudará que a perseguição da "magreza" extrema nos tenha mostrado que é possível criar smartphones com espessuras de cerca de 5mm, o que tecnicamente faz antever que seja possível ter dispositivos dobráveis que se mantenham relativamente finos. A questão é que provavelmente só começaremos a ver isso daqui por um ano ou dois, já que este ano estaremos a lidar com equipamentos de primeira geração que acabarão por ser protótipos vendidos ao público.

1 comentário: