2019/02/03

Actualização do Windows 10 afectada por problemas de DNS


As actualizações do Windows 10 têm sido um foco de polémica desde a sua origem, e infelizmente é um problema que vai perdurando, de uma ou outra forma.

Desta vez o problema não estava relacionado com forçar a actualização em momentos inconvenientes, ou de ser uma actualização que apaga ficheiros dos utilizadores, mas sim o do próprio acesso às actualizações. Utilizadores de múltiplos países queixaram-se que o seu Windows 10 não conseguia fazer a verificação das actualizações.

A suspeita de que se trataria de um problema de DNS surgiu rapidamente, depois de alguns utilizadores dizerem que já conseguiam aceder às actualizações depois de alterarem os servidores de DNS para os da Google. No entanto, o facto do problema ser relatado por utilizadores de diferentes países e utilizando diferentes operadores de internet, demonstrava que o caso não estava limitado a um único operador.

Há muito que por cá recomendamos que se mude de servidor de DNS (e também nos smartphones) como forma de aceder a sites que os operadores nacionais insistem em bloquear; e - como demonstrado neste caso - conseguir aceder a sites perfeitamente banais que, sabe-se lá porque motivo "misterioso", por vezes deixam de ficar acessíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)