2019/02/19

Android Q livra-se do botão "back"


Depois de ter adoptado os gestos de navegação, para o próximo Android Q a Google parece querer distanciar-se ainda mais do botão de "back", podendo fazê-lo desaparecer por completo.

Depois de no Android P a Google ter introduzido, em opção, a possibilidade de trocar os tradicionais botões de navegação por um sistema de gestos, para o Android Q a transição parece ser obrigatória, deixando de estar disponível qualquer opção para usar os botões - e também fazendo desaparecer o anacrónico botão de "back" que permanecia visível mesmo com os gestos activados.

Embora o botão desapareça, o "back" continuará a estar disponível, mas através de um gesto de deslizar para a esquerda a partir do indicador central.

Confesso que nunca fui fã do botão de retroceder no Android, por me parecer que serve mais para confundir do que para ajudar. Quando estamos no browser, o botão de back andará para a página anterior, ou irá sair da app? A falta de consistência da operação dependendo do que se está a fazer torna-se contraproducente, e não posso dizer que me lembre da última vez que o utilizei. Por mim, poderá desaparecer por completo que não deixará saudades nenhumas.


12 comentários:

  1. Tal como o user anterior, uso e abuso todos os dias e não ter sequer a opção de manter parece politica da empresa do lado.

    ResponderEliminar
  2. Das coisas que sinto mais falta num Iphone.

    ResponderEliminar
  3. Botões, setas, backs, fowards... Cada um tem a sua mania.
    Peguem num iPad e divirtam-se: por vezes está em cima,noutras em baixo... Isso é que é liberdade pura! ,:)

    ResponderEliminar
  4. Parece-me que apenas trocaram o botão por um gesto. Muito provavelmente o vai-se manter o comportamento inconsistente.
    Pessoalmente sou fã do back button.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a falta de consistência, em todo o caso é uma funcionalidade que uso constantemente.

    ResponderEliminar
  6. Gosto da forma como a OnePlus abordou este tema no Oxygen.
    Para retroceder dentro de uma aplicação, é só realizar o mesmo gesto de ver as aplicações abertas em background, mas do lado esquerdo ou do lado direito do ecrã. (puxar do fundo do ecrã para cima)
    Assim não são apresentados botões, e as funcionalidades (Home e retroceder) mantêm-se presentes.

    ResponderEliminar
  7. Mais um fã do back, assim inconsistente e tudo. Também o que sinto mais falta no iOS. Não sou user de iPhone mas, quando uso um, sinto muita falta dele...

    ResponderEliminar
  8. Isso é uma das coisas q n gosto nada no iOS, é nunca saberes onde esta a porta de saida do ecran que estás a ver. Não percebo como isso pode ser uma boa solução!

    ResponderEliminar
  9. Ter a opção de gestos é fixe, e depois de experimentar não se quer outra coisa, agora... que n é uma boa opção de UX, não é! Qualquer solução de navegação que depende de alguém lhe dizer como funciona porque está escondida, e não emana do próprio UI, deixa para trás todas aquelas pessoas que menos facilidades com as tecnologias!

    ResponderEliminar