2019/02/12

Apple vai manter ficha lightning nos iPhones de 2019


Depois de alguns rumores indicarem a possibilidade da Apple transitar para a ficha USB-C na próxima geração de iPhones, surgem indicações em sentido contrário, de que irá manter-se fiel à ficha lightning.

Com os iPad Pro a terem mudado da ficha lightning para USB-C, era de esperar que a Apple tivesse começado o processo de "unificação" das suas fichas sob um único standard; e que aproveitasse esta próxima geração de iPhones para o fazer (que, seguindo a tradição, deverá chegar com um redesign visual - embora seja também possível que opte por manter o design por mais um ano, se consider que o iPhone X "não contou").

Havia rumores a dizer que sim, mas agora surgem rumores a dizer que não, e que a Apple continuará a utilizar a ficha lightning nos iPhones de 2019. E indo mais longe, ao afirmar que a Apple continuará a manter o carregador de 5W e o cabo USB habitual, obrigando a investimento adicional para quem quiser utilizar um cabo USB-C ou um carregador rápido - algo que seria recomendado caso os iPhones venham com baterias de maior capacidade (como também é esperado).

É de prever que ao longo dos próximos meses muita mais informação sobre isto venha a surgir, sendo que até que comecem a surgir os primeiros diagramas técnicos (ou protótipos esquecidos num bar) não me parece que se possa dar mais credibilidade a uma opção que à outra. A transição para o USB-C era algo que deveria ser feita quanto antes, para evitar investimentos desperdiçados nos acessórios lightning, e a Apple já demonstrou no passado não ter qualquer pudor em dar o "corte" com a tradição.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)