2019/02/04

Google Live Transcribe transforma voz em texto


A Google acaba de revelar a ferramenta Live Transcribe que irá facilitar a vida a todos os que tenham problemas de audição, usando qualquer smartphone Android para transformar a voz em texto que possa ser lido com mais facilidade.

Este Live Transcribe da Google acaba por ser apenas uma forma modificada de nos dar acesso a tecnologia que há muito temos disponíveis, como o reconhecimento de voz no teclado ou no Google Translate; mas que aqui está direccionada unicamente para a função de fazer o reconhecimento de voz com o objectivo de mostrar o que foi dito, no ecrã.

Ao estilo do que já era feito nesses sistemas, o Live Transcribe tem a capacidade de corrigir coisas com base no contexto, pelo que uma palavra anteriormente reconhecida poderá "transformar-se" em algo corrigido com base no que for dito mais à frente. Tem também capacidade multilingue, embora se tenha que seleccionar a língua manualmente.



A par do Live Transcribe, a Google vai também disponibilizar uma nova secção de "Sound Amplifier" nas opções de acessibilidade, que permitirá aos utilizadores afinarem o som dos seus auriculares e headphones, de modo a realçar as frequências que facilitem a audição e interpretação de vozes. Usando o seu smartphone como microfone optimizado para esse efeito.

1 comentário: