2019/02/04

Notícias do dia

MEO e NOS abrandam internet por causa dos streams ilegais de futebol; MB Way aumenta para €1.20 no BPI em Maio (mas afinal parece que se está isento); tampas para webcam oferecidas pela NSA são transparentes; Chromecast em modo portátil dá liberdade a headphones sem fios; actualização do Windows 10 afectada por problemas de DNS; Google quer levar o tracking para o calçado; como fazer uma mesa motorizada com projector "secreto"; serviço de gestão das emergências em Portugal expõe passwords - e sabe disso; e Nova Iorque impõe ordenado mínimo para condutores da Uber e Lyft.

Antes de passarmos às notícias, relembro que está a decorrer o passatempo "gadget da semana" que te pode valer um auricular Bluetooth da Xiaomi.

Piratas replicam CDNs para distribuir conteúdos em streaming



Para lidar com o aumento do número de utilizadores as plataformas na internet evoluíram com a criação de CDN (redes de distribuição de conteúdos), que optimizam o processo de fazer chegar a informação pretendida a cada utilizador - fazendo com que um utilizador em Portugal possa receber dados armazenados num servidor perto de si, em vez de os ir buscar ao EUA (por exemplo). Isto é algo que se torna ainda mais crítico para serviços que representem grandes volumes de informação - como o streaming de vídeo... e as redes pirata também já adoptaram esta ideia.

Neste momento existem CDNs dedicados exclusivamente à distribuição de conteúdos ilegais via streaming, e o processo parece estar a resultar - facilitando a criação de sites com conteúdos pirata, que são pagos com base na quantidade de espectadores que trouxerem para estas redes. No fundo, podemos quase equipará-los a terem copiado algo como a Netflix... sem as preocupações com a legalidade.


Galaxy S10 vem com WiFi 6



Há alguns meses atrás falamos da transição do WiFi para uma designação numérica, e a Samsung será uma das primeiras a tirar partido disso, com os seus futuros Galaxy S10 a virem equipados com WiFi 6 (o anterior WiFi 802.11ax - o sucessor do 802.11ac).

No entanto, é uma melhoria que só se irá fazer sentir a longo prazo, já que as suas vantagens só se irão fazer notar (principalmente) quando se estiver em zonas congestionadas com outros dispositivos WiFi 6, e ligados a routers WiFi 6 - algo que seguramente não estará no topo da lista das preocupações da maioria dos consumidores. Mas, tem que se começar por algum lado, e é bom ver a Samsung a querer estar na linha da frente para o fazer (só falta mesmo adicionarem ZigBee aos seus smartphones! :)


SpaceX testa motor Raptor da Starship


Elon Musk partilhou o teste de disparo bem sucedido do novo motor Raptor que equipará a nave Starship.





Roubo de criptomoedas dá 10 anos de cadeia a estudante de 20 anos



Roubar dinheiro virtual poderia ter parecido uma excelente ideia de ficar milionário para o jovem Joel Ortiz, mas agora irá ter muito tempo para reflectir sobre isso, enquanto passa os próximos 10 anos na cadeia. Joel Ortiz roubou mais de 5 milhões de dólares em criptomoedas usando a técnica de "SIM Swapping", em que utiliza um cartão SIM "falsificado" para conseguir receber os códigos de autenticação 2-factor que as vítimas assumiam garantir a sua segurança.

É a primeira condenação num caso deste tipo, e que teve direito a uma pena "exemplar" para enviar um sinal claro que este tipo de coisas não será tolerada... nem mesmo quando se trata de roubar dinheiro virtual.


Morte do fundador do QuadrigaCX bloqueia o acesso a €166 milhões em criptomoedas



Se nunca se preocuparam com a questão do acesso às vossas contas digitais após a vossa morte, no Canadá passa-se um caso que certamente irá fazer com que pensem no assunto. A morte do fundador da exchange de criptomoedas QuadrigaCX deixou inacessível mais de 160 milhões de euros dos seus clientes - com a sua esposa a dizer que ele era o única que sabia a password necessária para as aceder na "cold wallet" em que estavam armazenadas.

É o equivalente ao dono de um banco morrer sem deixar o código de abertura da caixa forte; mas com a diferença de que aqui será bem mais difícil tentar arrombá-la para eventualmente recuperar os milhões que lá se encontram...


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)