2019/02/04

Tampas para webcam oferecidas pela NSA são transparentes


Há muito que se sabe que a única forma de garantir que ninguém espreita utilizando a webcam do nosso computador (ou smartphone) é tapando-a, mas convém que não utilizem uma das coberturas oferecidas pela NSA...

Para promover a segurança, a NSA tem oferecido coberturas para colocar sobre as câmaras frontais, mas parecem-se ter esquecido de as testar devidamente. É que embora a maioria delas cumpra a função desejada, as que são de cor roxa têm o pequeno inconveniente de serem parcialmente transparentes.

Obter uma imagem aparentemente baça e em tons de roxo pode não parecer demasiado intrusivo... até nos lembrarmos o tipo de "magia" que se pode fazer com ferramentas de processamento de imagem. Um indivíduo apressou-se a mostrar o que era possível extrair daquela imagem, revelando um rosto que já poderia ser identificado e detalhes sobre o local onde se encontrava, e dizendo que se se tratasse de vídeo seria possível fazer muito melhor, usando informação de múltiplos frames.


Como outro utilizador do twitter fez questão de referir, embora muito se peça à NSA que faça esforços para ter mais transparência naquilo que faz, não é propriamente este tipo de transparência que se está a pedir.


Nota: parece que as de cor azul também sofrem do mesmo problema.

1 comentário:

  1. Obviamente eles testaram devidamente. Não seria o objetivo promover uma falsa segurança para que continuemos a ser observados?

    ResponderEliminar