2019/02/04

MEO e NOS abrandam internet por causa dos streams ilegais


A táctica do bloqueio em tempo real dos DNS dos streams de futebol parece não ter surtido o efeito pretendido, e este fim-de-semana a MEO e NOS optaram por uma táctica mais abrangente, aplicando traffic shaping que impediu que os utilizadores pudessem ver o que quer que fosse... mesmo serviços de vídeo legais.

Nos últimos tempos tem-se assistido a uma ofensiva contra os streams ilegais dos jogos de futebol, sistema cada vez mais popular e disseminado. Em resposta a isso, os operadores e demais entidades têm também optado por tácticas cada vez mais agressivas... e desta vez não olharam a meios nem se preocuparam com os danos colaterais.

Este fim-de-semana, milhares de clientes descobriram que, mesmo estando a pagar por acessos que prometem centenas de megabits (ou até mesmo um gigabit) na velocidade de acesso à internet, não conseguiam ver vídeos no Twitter ou Twitch, por estarem constantemente a parar e a fazer buffering - fruto do nosso bem conhecido "traffic shaping", que tudo indica que terá sido aplicado a todo o tipo de dados de streaming, independentemente de afectar não só os streams ilegais, mas também os legais.

É o verdadeiro exemplo do "pagar o justo pelo pecador" e que mostra o (des)respeito que os operadores têm pelos seus clientes. Como se pode admitir que um cliente, que paga pelo serviço, e que nada tem a ver com streams ilegais, se veja impossibilitado de usufruir do serviço pelo qual paga? Esperemos que a ANACOM esteja atenta a estas situações... E que depois os operadores não se queixem de que esta quer "interferir" com o seu funcionamento; parecendo-se esquecer que são eles próprios que estão a interferir com o serviço que deveriam fornecer.

92 comentários:

  1. Inadmissível. Será que isto dá direito a rescisão do contrato sem penalização?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Mas tens de provar ( https://www.netmede.pt/traffic-shaping )

      Eliminar
    2. É uma vergonha. Só mesmo neste país que isto acontece ... A ANACOM tem que estar atenta e penalizar as operadoras responsáveis pelo que aconteceu este fim de semana É de facto lamentável .

      Eliminar
    3. Ontem fiz uma reclamação para a NOS por telefone, e tive de fazer o teste de velocidade, deu me 36megabits de velocidade, quando tenho contratado 100,dá para rescindir contrato?

      Eliminar
    4. Vão responder que a velocidade é "até" 100mb. E aí ficamos sem poder fazer nada. Quanto á Anacom, essa entidade é uma anedota.

      Eliminar
    5. claro que dá. Isto configura uma clara situação de incumprimento contratual

      Eliminar
    6. Vodafone aqui é não tive problemas

      Eliminar
  2. Não trabalho em nenhuma operadora mas pode-se saber que provas têm do que estão a aqui a afirmar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho MEO e posso confirmar que isto aconteceu. Nem um vídeo de 6 segundos no Twitter conseguia ver.

      Eliminar
    2. Á que pagar aos clubes de futebol os contratos milionários, cada vez vai ser pior para os operadores, ainda faltam 9 anos para o fim dos mesmos

      Eliminar
    3. Eu na NOWO 252mbps dos 250 contratados, sem problemas

      Eliminar
    4. Parece evidente só conseguia ver internet num telemóvel não conseguia mais nada País miserável em todos os sentidos

      Eliminar
    5. Não têm nenhuma, a não ser "eu ontem não conseguia ver pirataria e quero justificações!"

      Eliminar
    6. caso não tenha lido o artigo com atenção, TODOS os serviços de stream foram afetados, twitch, youtube, netflix etc ou estes também são para ver "pirataria"?

      Eliminar
    7. Alguém sabe se a Vodafone também fez a mesma coisa. É que eu sou Meo mas não tenho fidelização e posso mudar.

      Eliminar
    8. Eu era cliente NOS e mudei para o VODAFONE e deixei de ter esses problemas.

      Eliminar
    9. Sou cliente Vodafone e não tive problemas com streaming no último fim de semana.

      Eliminar
    10. Eu sou nos tive problemas ca em casa tou msm com vontade de meter tudo a baixo e ir para nowo.

      Eliminar
  3. Ou seja, um dia normal nesses operadores.

    ResponderEliminar
  4. Tenho Vodafone fibra 100/100 e não consigo ver uma stream no Twitch em 720p depois das 8 da noite. Alguém sabe como consigo verificar se é mesmo traffic shapping? A aplicação da ANACOM net.mede não verifica para o Twitch...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Idealmente, para tirar as teimas, é usar uma VPN que consiga ter uma boa velocidade. Se houver diferença de velocidade (para melhor) com a VPN, será trafic shaping, se continuar lento, poderá ser congestionamento da zona (ou estarem a aplicar traffic shaping global, a tudo incluindo a VPN - o que na prática equivale a estar congestionado, não sendo aplicado apenas a um tipo de dados em particular.)

      Eliminar
    2. eu ontem a hora do jogo tinha vpn e nem assim me safei... (meo)

      Eliminar
    3. Eu com vpn também não me safei, aliás, tinha mais velocidade no 4g do telemóvel que na net NOS em casa, estava com 20/6 numa net 100/100.

      Eliminar
    4. ProtonVPN is a security focused FREE VPN service

      Eliminar
    5. Ontem, com MEO, vi o dérbi sem problemas no Kodi, sem VPN, mas forcei o DNS para 8.8.8.8

      Eliminar
  5. Cérebro e conhecimento. Abres uma Stream não dá mm que tenhas 1Gbps, ligas uma VPN já dá, desligas volta a parar, ligas já dá... O que será?

    Por outro lado é uma maravilha para quem é VDF, servidores bem menos carregados para ver toda a pirataria que um homem tem direito. Obrigado MEO/NOS próximos jogo grande é igual sff .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem em anunciar dessa forma, esperto...

      Eliminar
    2. Por acaso é algo que os operadores nem desconfiam. O pessoal tem NET de 200Mbps e 1Gbps para ver mails, os picos à hora dos jogos é pessoal a sacar a Bíblia em PDF para rezar por um 'golinho'. TvBoxs Android com Kodi nem se fala, ver os filmes dos putos que fizemos nas férias.

      Eliminar
  6. Podemos agradecer às sportvs e afins. Desde que apareceu esse esterco televisivo que as internets estão assim. É o nojo do futebol corrupto nacional faz isto, ou em ultima analise são os próprios clientes. Se estes canais pagos não tivessem clientes ja tinham desaparecido. Mas como os clientes das operadores vão subscrevendo, eles vão continuando, alimentando-se e alimentando os clubes. Anulem as subscrições das sportvs e vão ao café! Ajudam o pequeno comerciante, deixam de encher o bolso a esses gulosos e a internet volta ao normal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E de que vale amigo???Eu tenho uma, e no entanto ontem estava uma porca miséria a transmissão do dérbi!! Estava mesmo vergonhoso, por muito que quisesse ver em boa qualidade tive que me sujeitar à má qualidade !

      Eliminar
    2. Box android tem o mesmo problema, não?

      Eliminar
    3. So consegui com ligações de NET Fraca

      Eliminar
  7. E novidades? mudem para a nowo é a unica que não faz nada disso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mudava mas não há em todo o país.

      Eliminar
    2. Ai faz faz! Ontem mesmo com vpn estava com dificuldades em ver o Benfica na Nowo.

      Eliminar
    3. ontem na NOWO tambem nao se conseguia ver nada de jeito

      Eliminar
  8. No titulo indica MEO e NOS. E a Vodafone não aplica traffic shaping?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, poderá ser feita de forma mt pontual ( como em qq operador do Mundo) se houver algum problema numa área específica. Mas no geral não, ao contrário de MEO e NOS.

      Eliminar
  9. bora bombardear com reclamações no livro, telemóvel etc

    ResponderEliminar
  10. Concordo com esta iniciativa para acabar com a pirataria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é! Burros como tu é que vão sustentando essa chularada. Sportv perdeu as principais ligas tirando a inglesa e o. Preço mantém-se, vai pagando que só te faz bem.

      Eliminar
    2. Deves ser acionista da Nós ou da Meo

      Eliminar
  11. Reclamar e pedir rescisão por justa causa será a solução

    ResponderEliminar
  12. Carregaaaaaa pirataria!!!!! IPTV é que tá a dar ahahahhah

    ResponderEliminar
  13. O problema é a multiplicação da diversidade de canais. Portanto,se eu quero ver o benfica em casa tenho de pagar a Benfica TV, se for fora tem de ser a sport tv e se for na champions tem de ser a Eleven sport.. é muito dinheiro! Muita gente a contar os deus custos associados. É impossível

    ResponderEliminar
  14. Sou cliente meo e tambémm me aconteceu.

    ResponderEliminar
  15. Com vodafone sim tudo 5 estrelas!!! 🙂🙂

    ResponderEliminar
  16. Aconteceu exatamente o mesmo, YouTube, Twitch, Twitter, etc ... Sou cliente MEO. O pior é que neste momento não há nenhuma defesa para o cliente porque é difícil comprovar o sucedido e a ANACOM é o fantoche destas companhias. Longe vai o tempo em que a ANACOM fazia tealmerea algo pelos consumidores.

    ResponderEliminar
  17. Quando isso voltar a acontecer, espero que todos os que estão aqui a reclamar e todos os outros, peguem nos telefones e reclamem para as suas operadoras.
    Depois enviem um e-mail a fazer a mesma reclamação.
    Eu vou fazer e se todos fizerem o mesmo eles não vão poder justificar como uma simples avaria ou situação pontual de congestionamento.

    ResponderEliminar
  18. A NOS também confirmo que aconteceu, e é uma vergonha... Por acaso desta vez não o fiz, mas a próxima vez que me acontecer vou ligar imediatamente para lá e colher evidências. Nada de Netflix, Youtube, ElevenSports e afins que são serviço ou gratuitos ou pagos por mim.

    Infelizmente as telecomunicações em Portugal estão como os Bancos, funcionam todos como cartilha, se o consumidor não tiver para onde fugir não vai a lado nenhum.

    ResponderEliminar
  19. MEO 100/100 teste de trafickshaping da ANACOM dizia não haver indícios. Mas a ANACOM está comprada pois eu tinha entre 96 e 98 Mbs e YouTube não se conseguia ver. Futebol mesmo em lowbiterrate falhava. Acabou futebol. No mesmo instante, liguei 3 TVs com YouTube e 2 boxes Android. Nada de lags tudo a 100 % em fullHd. Expliquem lá isto. É ou não brincar com o cliente ?

    ResponderEliminar
  20. É verdade até a passe da minha neste mudaram

    ResponderEliminar
  21. Eu na Vodafone também não consegui ver nada ontem em termos de vídeos.

    ResponderEliminar
  22. Ora bem usem cccam na operadora NOS pois não encrava como iptv, arranjem uma Box receptora de satélite e arranjem servidor para desbloquear os canais pagos quem é Vodafone e MEO só da com satélite, em relação ao streaming eu tenho uma VPN paga e não tive problemas em ver seja o que fosse principalmente os jogos do SLB e do FCP... mas a VPN é paga não é gratuita!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como obter uma vpn paga e depois como utilizá-la / instala-la??
      Obrigado

      Eliminar
    2. Mesmo com cardsharing, a imagem pára uns 10 segundos a cada minuto.

      Eliminar
  23. Parece que só eu tive sorte, na Nos, vi tudo sem problemas de maior.

    ResponderEliminar
  24. RB_SafeDrive4 qual a VPN paga que utilizas para resolver o problema do stream no IPTV?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  25. Há pessoal aqui a dizer que nem com VPN se safou. Mas que VPN? Se for uma VPN grátis que todos usam não tem velocidade suficiente como é óbvio. Com uma VPN paga em condições de certeza que vêm tudo o que quiserem.

    ResponderEliminar
  26. ( https://www.netmede.pt/traffic-shaping )
    boa noite, durante o problema de ontem fiz o referido teste, e o mesmo não detetou vestigios de traffic shaping. ou seja não vamos conseguir arranjar provas dessa forma.

    ResponderEliminar
  27. vejam em www.speedtest.net.
    Estes sites nacionais de medir estão todos martelados para favorecer os operadores.

    ResponderEliminar
  28. eu tenho NOS e não dei por nada. Tinha a internet normal

    ResponderEliminar
  29. Como obter uma vpn paga e depois como utilizá-la / instala-la??
    Obrigado

    ResponderEliminar
  30. Por isso que a nos já anda a oferecer a sportv a 19euros durante 6 meses, a dias o gajo ficou todo fodido cmg enaqunto lhe mandei umas, pois era assinante e já a mais de 6 meses deixei de o ser. Chamei lhes de chulos e mais alguma coisa.ficou chateado cmg desejou me bom fim de semana e desligou o telefone 😌

    ResponderEliminar
  31. O que eles não dizem e que objetivo deles e a Eleven Sports.

    ResponderEliminar
  32. loll

    todos os ISP em Portugal:
    1 - raramente cumprem com a velocidade contratada
    2 - Não têm infraestrutura para os picos
    3 - basta ser um derbi que em nenhum serviço dos 3 grandes, na internet, se vê com qualidade. Tenho sportv LEGAL, nunca liguei a box porque não vejo televisão... apenas ligo a aplicação da vodafone para ver futebol e nos derbis NUNCA CONSEGUI VER UM UNICO DERBI NA NET COM SPORTV LEGAL...
    Ou seja... para mim os bloqueios nem sequer existem. Existe muita incompetencia e corrupção nos ISP nos canais de tv e no futebol.
    Apreciemos a qualidade dos canais que os ISP nos dão.... a vergonha que é ver, por exemplo, na national geographic a mesma porcaria repetidamente .... e levar com intervalos de 20 minutos para ver publicidade de produtos que na sua maioria não servem para nada.
    Já alguém pensou o tempo que perde a ver publicidade??? Já alguém pensou que todos os canais abusam da autorização que têm de entrar em casa e convencer-nos (através de publicidade) do que está na moda e o que precisamos????
    Não vejo televisão e, cada vez que tenho que levar com TV preocupa-me ninguem ligar ao tempo perdido com publicidade a coisas que na sua maioria não servem para nada e/ou não têm nenhum dos efeitos positivos referidos no anuncio.
    Sou da opinião que ELES DEVIAM PAGAR-NOS PARA VER TELEVISÃO e não ao contrário. ACHO que só a autorização para entrarem em minha casa de emitirem a PORCARIA de programas e publicidade que QUEREM; devia ser PAGA

    Portanto.. querem por uma box e querem por 200 canais merdosos PAGAM-ME...
    mais tarde ou mais cedo vai ter que acontecer!

    ResponderEliminar
  33. Senti a lentidão no Pornhub. Tive que recorrer a revistas, mas onde raio estamos? Em 1996?! Eu nem sequer gosto de bola.

    ResponderEliminar
  34. Era sim mas para ter impacto era sermos muitos a fazer o mesmo, mas a culpa não e dos piratas.
    E a guerra com a elevensp já se arrasta no tribunal a muito agora a meo e a nos fazem guerrilha, porque usas a NET deles para ver Elevensp,

    ResponderEliminar
  35. nao é bem nao poder fazer nada apartir de 3 queixas registadas se voltar acontecer podes rescindir

    ResponderEliminar
  36. confirmo, meo 1gb deste lado, traffic shaping agressivo de mais

    ResponderEliminar
  37. A Vodafone junta-se as outras opereradoras e faz o mesmo.já sou Vodafone a 2 anos e so senti no jogo do Benfica apesar de saber que as outras operadoras também o fizeram estamos na merda!

    ResponderEliminar
  38. Ontem 7/5/19....repeticao dos filmes já vistos.

    ResponderEliminar

[pub]