2019/02/11

Google Pixel 4 vai ter dual SIM activo?


No próximo Pixel 4, a Google poderá finalmente oferecer uma experiência dual SIM à altura do esperado, contrariamente ao que acontece nos Pixel 2 e Pixel 3.

O processo de transição para os eSIM não tem sido a melhor (perguntem a quem tem um dos últimos iPhones, e que também ainda não consegue dar uso ao eSIM cá em Portugal). Embora menos populares por cá - em grande parte por culpa da Google não os vender oficialmente no nosso país - também os Pixel da Google estão na mesma situação. Tanto o Pixel 2 como o Pixel 3 têm um eSIM integrado e permitem um cartão SIM normal adicional.

Tecnicamente isto faz com que os Pixel 2 e 3 sejam dual SIM... mas não da forma como seria esperado para smartphones topo de gama: estes modelos só podem ter um dos cartões activos a cada momento. É o modo DSSS (Dual SIM, Single Standby), em vez do habitual DSDS (Dual SIM, Dual Standby) que permite que qualquer um dos cartões SIM possa efectuar ou receber chamadas, mensagens ou dados (desde que o outro cartão não o esteja a fazer nesse momento) - isto porque os DSDA (Dual SIM, Dual Active) que efectivamente permitem ter permanentemente os dois cartões SIM operacionais, são bastante mais raros e necessitam de ter mais hardware para suportar isso).

Ainda assim, para o Pixel 4 tudo faz crer que a Google passe do modo DSSS para o DSDS, o que os tornaria bem mais funcionais enquanto modelos dual SIM - isto, assumindo que algures, num futuro não muito distante, os nossos operadores finalmente comecem a permitir utilizar os eSIM em Portugal.

2 comentários:

  1. Quais são os DSDA (Dual SIM, Dual Active) que efectivamente permitem ter permanentemente os dois cartões SIM operacionais? Já há muitos anos que tenho DS, mas vejo a limitação como a grande falha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma pesquisa rápida deu-me estes:
      ASUS ZenFone 2 (ZE551ML)
      Huawei Ascend Mate 7
      Samsung Galaxy Ace Duos S6802
      HTC Desire 700
      HTC Desire 501 dual sim
      Lenovo Vibe X2
      Sony Xperia SP dual

      Eliminar