2019/02/06

iOS 12.2 beta fecha acesso aos acelerómetros e giroscópio no Safari


Os sites que até aqui tinham acesso imediato aos dados dos acelerómetros e giroscópio no Safari em iOS irão deixar de o ter na próxima versão do iOS 12.2.

A Apple adicionou uma nova opção na secção de privacidade e segurança que abre o acesso a essa informação e que aparentemente virá desactivada de origem. Desta forma, sites web interactivos que dependessem dessa informação - como o próprio site iPhone Experience da Apple, que permite rodar a imagem do iPhone no ecrã através do movimento do iPhone real - deixarão de funcionar.


Na origem desta decisão estarão os potenciais abusos que se pode fazer com a informação destes sensores, como determinar o tipo de actividade que o utilizador está a fazer (caminhar, sentado, etc.) ou até mesmo tentar determinar códigos PIN, através da orientação e vibrações feitas ao tocar no ecrã.

Ainda assim, seria talvez mais útil o Safari apresentar uma caixa a perguntar se se aceitava dar acesso a esses dados quando se visitasse uma página que os estivesse a pedir, em vez de o fazer apenas com uma opção global que afectará todos os sites.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)