2019/02/10

Iridium completa constelação Iridium NEXT com 75 satélites


Com a ajuda dos lançamentos da SpaceX, a Iridium já completou a criação da sua mais recente constelação Iridium NEXT, com 75 satélites, e que terá capacidade para seguir a localização dos aviões em qualquer ponto do planeta.

Para além das melhorias no seu serviço de comunicação, uma das grandes vantagens desta nova constelação de satélites Iridium NEXT é o facto de servir como rede com cobertura planetária para os sinais de identificação dos aviões. Actualmente, os sistemas que permitem às torres de controlo saberem a localização e dados de cada avião (ADS-B) estão dependentes de torres instaladas no solo - o que desde logo limita a sua cobertura no caso de voos sobre os oceanos, ou sobre áreas mais remotas sem infraestuturas.


Mas com esta nova rede de satélites, passa a ser possível receber esses sinais a partir de qualquer ponto do mundo, permitindo manter uma observação atenta e em tempo real de todos os aviões.

Com todos os 75 satélites testados e aprovados para operação, a constelação utilizará 66 satélites, mantendo 9 de reserva prontos a ocupar o lugar de outros que fiquem danificados. Esta rede conta também com a comunicação directa entre satélites, pelo que não fica dependente de uma rede no solo para fazer retransmissões.


É exactamente o tipo de rede que várias empresas querem fazer para distribuir internet... mas com milhares de satélites em vez de "apenas" 66.

1 comentário: