2019/02/13

Lima queria ser alternativa à cloud - mas deixa 80 mil utilizadores pendurados


O serviço Lima Cloud que alertava os utilizadores para não dependerem da cloud de terceiros por poderem encerrar e deixar os utilizadores pendurados... encerrou, e deixa os seus próprios utilizadores pendurados.

Já temos tido exemplos de como os serviços da cloud podem mudar condições como bem entendem e lhes apetece (a Amazon acabou com o espaço ilimitado; os preços podem mudar a qualquer momento; um serviço pode encerrar; etc). Em resposta a isso o Lima Cloud propunha acabar com esses incertezas, permitindo aos seus clientes criarem a sua própria cloud. Bastava ligar um disco à sua pequena caixa, e pronto: uma cloud privada instantânea, sem depender de nada... ou quase.

O serviço Lima veio agora informar os clientes que vai encerrar, e que por isso também todas as clouds dos utilizadores deixarão de funcionar.


O mais caricato no meio de tudo isto, é este ser um serviço que se assumia como sendo uma alternativa para escapar a este tipo de insegurança - e que, como agora é demonstrado, apenas vai contribuir para aumentar ainda mais a desconfiança sobre todo o tipo de dependência em seja o que for. Segundo o seu CEO, o serviço contava com cerca de 80 mil clientes... que seguramente não irão ficar muito felizes por descobrir que a sua cloud pessoal continuava afinal a ser tão (ou mais) vulnerável a factores externos como qualquer outro serviço de cloud.

O serviço recomenda exportarem os dados e / ou decifrarem-nos quanto antes, para que não fiquem sem acesso aos mesmos a partir de 1 de Março.

4 comentários:

  1. 80 mil pessoas que usaram umas vezes e depois, como nunca funcionou bem, deixaram de usar.

    ResponderEliminar
  2. Puxa vida... Menos de um mês de aviso.
    Não se faz. :(

    ResponderEliminar
  3. Tinha o meu parado de qualquer forma (cansei de usar a aplicação), pode ser que surjam projectos para aproveitar o hardware. Se alguém souber de algum avise p.f.

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem q decidi q n queria a box... devolveram-me o dinheiro...
    Tambem nem sei pq na altura quis aderir a isto do q ter um NAS, talvez pq fosse mais barato... nada como um nas...

    ResponderEliminar