2019/02/13

Notícias do dia

PayPal contraria MB Way com transferências gratuitas; Português acusa Huawei de roubar ideia para câmara de encaixar em smartphones; já temos análise ao Galaxy Note 9; nas promoções vimos o teckado Motospeed CK62 Bluetooth RGB a €38; e ainda a descoberta que a trotinete eléctrica M365 da Xiaomi é vulnerável a ataques via Bluetooth que a podem fazer travar ou acelerar contra as ordens dos utilizadores.

Antes de passarmos às notícias, já foi seleccionado o livro FCA para esta semana, e temos por isso três exemplares do livro "Android Profissional - Desenvolvimento Moderno de Aplicações" para oferecer.

NASA despede-se do Opportunity em Marte



Após meses de tentativas de contacto infrutíferas, a NASA dá finalmente por terminada a jornada do pequeno rover Opportunity em Marte. O pequeno rover perdeu o contacto quando uma tempestade de poeira envolveu o planeta, impedindo que o rover captasse luz suficiente nos seus painéis solares. Os cientistas tinham a esperança que algumas rajadas de vento pudessem limpar os seus painéis de forma a retomar o contacto, mas infelizmente tal não veio a acontecer - embora alguns cientistas digam que a morte da missão está a ser feita na pior altura possível.

Concebido para uma missão de 90 dias, o Opportunity superou todas as expectativas ao durar quase 15 anos em Marte e tendo percorrido mais de 45 km na superfície marciana (o seu "gémeo" Spirit tinha sucumbido em 2010, devido a problemas nas baterias). E pensar que está ali "tão perto", e só precisaria de limpeza dos painéis para continuar a funcionar...


Google cansa-se de brincar com o Android Things



Bastaram dois anos para a Google mudar (mais uma vez) de ideias, e mudar o âmbito do Google Things. Lançado como sendo uma plataforma para que os developers pudessem explorar a criação de dispositivos inteligentes ligados aos serviços da Google, a plataforma vai agora mudar e ser direccionada para os fabricantes de produtos.

Por agora a Google diz que ainda será possível aos developers brincarem um pouco com a plataforma... desde que não tenham ambições de que os seus produtos sejam usados por mais de 100 pessoas (e, conhecendo-se a tradição da Google... daqui por mais ano, poderão ser apenas 10... ou nenhuma).


Porsche Taycan mostra a sua porta de carregamento automática



A Porsche tem estado a trabalhar na versão comercial - o Taycan - do seu Mission E Concept, e que, como é habitual, tem que abdicar de algumas das funcionalidades futuristas. No Mission E Concept, o acesso à porta de carregamento era feita através do deslizamento automático de todo o painel lateral da frente do automóvel. No Taycan, os futuros clientes terão que se contentar com uma tampa retráctil que se recolhe para o interior da carroçaria, em vez de abrir para o exterior, como é mais habitual.


Esperemos que a Porsche não se esqueça de testar o mecanismo em tempo de chuva com temperaturas negativas...


Toyota "goza" com os veículos 100% eléctricos


A Toyota, empresa que conquistou a sua reputação de automóveis mais amigos do ambiente, tem estado a revelar um lado de "mau perdedor" relativamente aos veículos 100% eléctricos. No anúncio do novo Toyota Corolla, a marca leva-nos numa viagem pela evolução dos automóveis, deixando para trás um passado poluente... mas no final gozando com os veículos 100% eléctricos, deixando-os para trás como tendo uma autonomia limitada e longo tempos de carregamento, face aos seus híbridos de reabastecer.

... Ainda por cima, até usaram um BMW i3 como exemplo... um automóvel que tem como opção poder levar um pequeno motor de combustão para funcionar como gerador e extensor de autonomia...

Será necessário relembrar à Toyota que o respeito do público que demora décadas a conquistar, é algo que se pode perder numa questão de segundos?





Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]