2019/02/13

Tesla Model 3 evita colisão com travagem de emergência


Uma das vantagens dos carros com sistemas de segurança mais avançados é o facto dos mesmos poderem manter uma vigilância ininterrupta e sem distracções de tudo o que se passa em redor do veículo, e aparentemente terá sido isso que evitou uma colisão com um Tesla Model 3.

O condutor de um Model 3 estava a arrancar num semáforo, quando um veículo passa o sinal vermelho a alta-velocidade em rota de colisão. O Model 3 parou, evitando a colisão iminente, mas não conseguindo impedir que o veículo infractor viesse a bater violentamente com uma carrinha, fazendo-a capotar.



Ainda falta clarificar e confirmar se realmente terá sido o sistema de travagem autónomo a detectar e prevenir a colisão (como está a ser indicado). Mas caso o tenha sido, fica também a pergunta sobre como o carro teria reagido se, em vez de travar, a forma de evitar a colisão tivesse sido acelerar a alta-velocidade (imagino que nem mesmo o sistema da Tesla tenha essa capacidade, pelo menos por agora).

E claro... não faltam todas as outras questões ainda mais complicadas e que têm sido debatidas, como por exemplo, imaginar que do lado direito estavam várias crianças, e que o Model 3 teria que decidir entre servir de "barreira" e protegê-las, pondo em risco os seus próprios ocupantes, ou dar prioridade ao seu condutor, independentemente do que pudesse acontecer. Mais, podemos até considerar a hipótese de que o condutor quereria fazer essa manobra... e o carro não deixar, para não o por em risco. Todo um mundo de complexos cenários que, inevitavelmente, terão que ser abordados.

2 comentários:

  1. embora seja difícil chegar uma conclusão unânime, mas eu penso que a prioridade devia ser sempre os peoes pois quem vai dentro do carro mal ou bem esta protegida ja os peoes nao.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Sejamos realistas. Vocês estão na mesmas situação com um carro normal, mal arrancam apercebem-se do carro desgovernado com todo o barulho envolvente. Dá para pensar em mais alguma coisa!!

    ResponderEliminar