2019/02/07

Manter Windows 7 actualizado vai custar - e bem


A Microsoft vai dar por fim o suporte oficial do Windows 7 a 14 de Janeiro de 2020, a partir daí, quem quiser manter o sistema actualizado terá que pagar por isso... e com preços muito pouco convidativos.

Continuar a utilizar o o Windows 7 (lançado em 2009) a partir do próximo ano vai tornar-se em algo bastante dispendioso - caso o queiram manter actualizado - e que se irá agravando cada vez mais a cada ano que passe. Uma lista de preços dos Windows 7 Extended Security Updates revela que manter uma máquina com Windows 7 poderá chegar a 200 dólares por ano.



Os preços, por máquina, começam nos 25 dólares para computadores com Windows 7 Enterprise, e nos 50 dólares para computadores com Windows 7 Pro. Mas estes são valores apenas para o primeiro ano. No segundo ano (de Janeiro de 2021 a Janeiro de 2022), esses valores duplicam para os 50 e 100 dólares respectivamente. E no terceiro - e derradeiro ano de suporte - esses valores voltam a duplicar.

Isto significa que uma máquina com Windows 7 Pro poderá custar, neste período de final de vida, um total de 350 dólares. Um valor ques seguramente será melhor investido desde já, na compra de um computador novo com um sistema operativo mais actualizado (e quem sabe, desta vez se calhar optando por um sistema e software open-source, que não fique dependente deste tipo de cobranças para se manter actualizado).

É certo que a transição para um sistema operativo mais recente já deveria ter sido feito há muito, mas para aqueles que optaram por deixar para o fim, estes valores deverão ser suficientes para que metam mão à obra e dêem início a esse processo.

2 comentários:

  1. Muito curioso. Com efeito, nunca me tinha lembrado de que as empresas poderiam lucrar bastante com a manutenção de software antigo para quem o desejasse manter no ativo sem ser considerado obsoleto.

    Não critico, mas também não aplaudo.

    Antes diria que cada vez mais o conceito de software livre me parece ser a decisão mais acertada.

    ResponderEliminar
  2. Sempre usei o 7 e com as actualizações desligadas,nunca tive problemas, e adivinhem, vou continuar assim. Para o que faço no pc serve bem.

    ResponderEliminar