2019/02/15

MEO desvia internet para campanha publicitária e bloqueia 1.1.1.1?


Já estamos habituados a ver os nossos operadores recorrerem a todo o tipo de tácticas duvidosas (que servem para perpetuar o sentimento de desconfiança dos Portugueses) e desta vez é a MEO, que aparentemente tem estado a desviar as ligações dos clientes de forma a redireccioná-los para uma campanha publicitária.

Alguns dos nossos leitores dizem que, ao tentarem aceder a qualquer página web, estão a ser primeiro redireccionados para uma página de uma campanha de upgrade da velocidade da sua ligação de internet. Ora, não só isto é completamente abusivo desde logo - constituindo um verdadeiro "roubo" do serviço de DNS; como é também problemático a mais níveis do que se possa imaginar, interferindo com muitos outros serviços que os utilizadores pudessem estar a utilizar (imaginem algo como uma câmara de vigilância que teria que enviar imagens para um determinado serviço; mas que não o consegue fazer, porque as ligações estão a ser reencaminhadas para uma página publicitária do operador - e o mesmo acontece com jogos, smart devices, e outras coisas).

À partida isto só deveria afectar quem estiver a utilizar os servidores de DNS do operador - algo que há muito não se recomenda, sendo melhor optar pelos servidores DNS da Google, CloudFlare, OpenDNS ou outros - mas têm também surgido relatos de utilizadores que se queixam que a MEO está a bloquear o acesso ao servidor de DNS 1.1.1.1 da Cloudflare. Algo que poderá estar relacionado com o mesmo sistema de desvio dos acessos para a sua campanha publicitária.

Esperemos que a MEO esclareça rapidamente o que se passa e, mais importante ainda, acabe imediatamente com esta interferência nas ligações dos seus clientes! Senão em vez de dizer que é o "operador preferido dos portugueses", poderá começar a dizer que é o "operador mais odiado pelos seus clientes".

21 comentários:

  1. "O MEO é o operador mais odiado pelo AadM" Esta sim é a frase correta...
    Eu tenho os DNS da Cloudflare desde que foram lançados e não tenho nem nunca tive qualquer problema, e sou cliente MEO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não fazemos discriminação, o que é mau é mau, o que é bom é bom, independentemente do nome associado.
      Podes encontrar muitos posts a criticar a ZON/NOS desde os tempos do traffic shaping e "ilimitado com limites"; e a criticar a Vodafone (por exemplo, com a cobrança automática nos pacotes de dados; ou - mesmo no post antes deste - o tráfego diferenciado do Yorn X).

      Há apenas que não ter memória selectiva e não se levarem as críticas mais a peito quando são relativas a alguma marca "favorita".

      Eliminar
    2. e verdade osutilizadores do AadM sao contra a meo sim senhora.
      pois sabe se muito bem que as operadoras so querem o bem dos clientes, e tem sempre em primeiro lugar o cliente e depois o dinheiro.

      Eliminar
    3. Não é "aqui", é em qualquer lado que se fale de operadores, MEO e NOS lideram nas queixas. Fui Sapo, passei para MEO, agora Vodafone e não quero outra coisa. Nenhuma operadora deveria mexer nos roteamentos desta forma, é prática comum lá fora, encaminhar os utilizadores para sites do ISP, sempre pensei que esta moda estúpida não chegaria cá, pelos vistos enganei-me, e obviamente, tinha de vir desse operador que não respeita os clientes, se és a excepção, parabéns.

      Eliminar
    4. A ser verdade "desviar" o DNS em qualquer operador é muito mau.

      Eliminar
  2. Somos 2. Anda por aqui alguém com algum ódio à operadora. Atenção que são todas iguais sem excepção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que tem o ódio (ou qualquer emoção) a ver com o relato do facto de haver clientes a serem redireccionados para publicidade (já confirmado e reconfirmado por alguns dos nossos próprios leitores, para além das queixas noutros sites); e de não conseguirem usar o 1.1.1.1 a partir de algumas zonas - também já confirmado por outros clientes MEO?

      Eliminar
  3. A MEO é um cancro. Cobravam-me 13 mês ( desconto automático abusivo ) para manutenção de conta???? reclamei e como nunca obtive resposta deixei de carregar o telemóvel da MEO. A minha mulher ainda é cliente mas deverá deixar de o ser. A MEO a meio do contrato resolveu aumentar e alega ter informado ( Basta informar MEO? ) num aviso na factura. Ninguém lê isso, se fossem sérios avisavam por carta ou numa mensagem só para informar isso.

    ResponderEliminar
  4. Tracing route to google-public-dns-a.google.com [8.8.8.8]
    over a maximum of 30 hops:

    1 1 ms 3 ms 3 ms XiaoQiang [192.168.2.254]
    2 1 ms 2 ms 3 ms 192.168.1.254
    3 18 ms 15 ms 8 ms 10.217.64.1
    4 12 ms 12 ms 15 ms telepac16-hsi.cprm.net [195.8.30.250]
    5 14 ms 17 ms 12 ms dvs-cr1-bu10-200.cprm.net [195.8.30.249]
    6 23 ms 17 ms 17 ms lis1-cr1-hu11-0-0.cprm.net [195.8.1.65]
    7 31 ms 18 ms 17 ms googlept1.cprm.net [195.8.10.78]
    8 28 ms 30 ms 27 ms 216.239.49.242
    9 44 ms 47 ms 61 ms 172.253.50.177
    10 48 ms 46 ms 47 ms 216.239.48.37
    11 46 ms 47 ms 51 ms 108.170.231.183
    12 45 ms 45 ms 52 ms 74.125.253.77
    13 * * * Request timed out.
    14 * * * Request timed out.
    15 * * * Request timed out.

    ResponderEliminar
  5. Se dúvidas houvessem.... Os operadores são odiados porque não se comportam de uma forma séria, não sei até quando vamos ter de levar com a fidelização, sim eu sei que já existe pacotes sem fidelização, mas os valores são tão absurdos que até doi.

    ResponderEliminar
  6. Ontem, 14-2-2019, por volta das 16h tive de mudar os DNS para Google pois os do CloudFlare deixaram de responder (MEO Fibra no Concelho de Cascais). Hj parece já estar ok.

    ResponderEliminar
  7. Eu confirmo. Tinha configurado o 1.1.1.1 e hoje não tinha internet. Tive que alterar para o DNS da Google para resolver o problema.

    ResponderEliminar
  8. Não tive problemas nenhuns e utilizo o 1.1.1.1
    Talvez não em todo o país?

    ResponderEliminar
  9. Tenho um serviço iptv ( canais online) e tinha meo fibra 100mb sempre que dava jogos queria ver e estava sempre em baixo por falta de largura de banda reclamar nunca adiantou até mudar para a Vodafone 5* nunca mais ouve problemas com net nem essas coisas que tenha a ver com a meo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui , o mais engraçado e que em muitos sítios, a Vodafone usa a estrutura física da MEO, mas consegue prestar melhor serviço de que a MEO...
      Mas a verdade e, que nos uúltimo 2 anos a Vodafone também tem tido velocidades mediocras 100 por 100, para abrir um vídeo de Youtube as vezes parece ADSL, mas continua melhor que a NOS e a MEO

      Eliminar
    2. Quando há jogos a operadora faz mesmo de propósito, para evitar o streaming dos jogos nos sites piratas.

      Eliminar
    3. Há + de 20 anos que esse uso da estrutura alheia acontece. Honra seja feita a alguns colaboradores da Vodafone/Telecel como o Eng. Farias que se batiam por rede própria em vez de alugarem circuitos. Pergunto-me se ainda lá estarão os "meus" SMA14 a bombar..

      Eliminar
  10. uma vez tive 1 semana sem servico na altura tinha vodatreta e a culpa nao foi deles foi a meo que demorou uma semana a resolver o problema... pelo menos foi o que o apoio tecnico da vodatreta me disse.

    ResponderEliminar
  11. Chegaremos ao dia em que alguns aspetos da vida digital necessite de ser legislada?

    A sério, já temos regras para bloquear sites que 'alguém' considera ser ilegal, mas não temos qualquer tipo de regra que obrigue quem de direito a manter este ou aquele detalhe em níveis acima dos exigíveis, ou estarei a pensar mal?

    Mesmo em regime democrático, arrisca-mo-nos a ter uma sociedade digital muito mais carrasca do que aquela que tínhamos antes de embarcarmos todos nesta era...

    ResponderEliminar