2019/02/15

Notícias do dia

A MEO está a desviar internet para campanha publicitária e aparentemente a bloquear o DNS 1.1.1.1; a Yorn lançou um novo Yorn X com 10GB por mês; Galaxy S10 tem protector de ecrã com furo para sensor de impressões digitais; Project Treble sem impacto visível nas actualizações dos Android; Facebook enfrenta multa "bilionária" da FTC nos EUA; e foi finalizado o texto da reforma dos direitos de autor - com artigos 13 e 11 a permanecerem problemáticos.

Antes de passarmos às notícias, já foi seleccionado o livro FCA para esta semana, e temos por isso três exemplares do livro "Android Profissional - Desenvolvimento Moderno de Aplicações" para oferecer.

Carro autónomo da Apple precisa de ajuda humana a cada dois quilómetros



Na corrida pelos carros autónomos, o projecto da Apple parece estar na cauda do pelotão, a ordens de magnitude de distância da Waymo da Google, que surge num primeiro lugar longe de toda a concorrência. Nos relatórios obrigatórios, a Apple indicou que o seu automóvel autónomo precisou de intervenção manual do condutor a cada 1.1 milhas (1.7 km). No extremo oposto da tabela, os carros da Waymo apenas precisaram de intervenção humana uma vez a cada 11 mil milhas (17.7 mil km).


Posto de outra forma, os carros da Waymo conseguem circular autonomamente durante mais tempo que todos os outros projectos combinados (GM Cruise, Zoox, Nuro, Nissan, Baidu, Aurora, Nvidia, Mercedes, e a Apple). Embora também haja quem critique a Waymo no sentido de estar a repetir erros tecnológicos do passado.


Wacom lança nova "caneta" Pro Pen slim

Quem não dispensar o trabalho com "caneta", poderá em breve optar pela nova Pro Pen Slim da Wacom. Criada para simular o mesmo toque de um lápis, é capaz de detectar 8196 níveis de pressão, detectar o grau de inclinação, tem "apagador", dois botões programáveis, e funciona sem cabos nem baterias. A sua grande diferença é mesmo ter uma espessura bastante inferior aos restantes stylus da Wacom, que tornará o processo de desenhar bastante mais natural.

É compatível com os Wacom Cintiq Pro, Cintiq 16, MobileStudio Pro e Intuos Pro, e tem um preço de 78 euros (no Japão). É de esperar que rapidamente fique disponível a nível global.


Novos wearables da Samsung revelados por app



Por descuido (ou não), a Samsung actualizou a sua app Galaxy Wearable, e no processo revelou todos os seus novos dispositivos que deverá apresentar oficialmente na próxima semana a par do Galaxy S10: o smartwatch Galaxy Watch Active, braceletes Galaxy Fit / Fit e, e os seus auriculares wireless Galaxy Buds.



Os Galaxy Buds serão provavelmente o produto que mais curiosidade suscita, já que irá representar a resposta da Samsung aos AirPods da Apple - e tendo desde logo a simpática vantagem de poderem ser recarregados sem fios pelo Galaxy S10, bastando encostar a sua caixa ao smartphone.


Empresa chinesa deixa expostos dados privados e histórico de localização de muçulmanos



As notícias referem que a China tem feito uma imensa campanha de "re-educação" da população Uyghur muçulmana; e agora foi a vez de vir a público uma vasta base de dados de uma empresa chinesa que tem seguido estas pessoas. A base de dados não só contem todos os dados privados que se poderiam esperar dos documentos de identificação, como também dados biométricos e um registo das localizações de cada pessoa (detectadas através de câmaras de vigilância usando reconhecimento facial).

Todos estes dados estiveram expostos para todo o mundo durante meses, e podem servir como pré-aviso de que o mesmo poderá acontecer com qualquer outro serviço, independentemente do país ou do objectivo desses dados.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)