2019/02/27

Microsoft adopta Xbox para jogos no Windows 10


Depois de ter aplicado diversas melhorias do Windows 10 à Xbox One, a Microsoft segue o sentido inverso, querendo aproveitar os jogos da Xbox One para o Windows 10.

Alguns curiosos que decidiram espreitar um jogo que estava a ser disponibilizado gratuitamente com o Windows Insider descobriram que o jogo não estava a ser instalado a partir da Microsoft Store, como é habitual (até mesmo para os jogos PlayAnywhere, partilhados entre Xbox e Windows), mas sim dos serviços Xbox.

Se dúvidas houvesse, o próprio ficheiro que é descarregado para ser instalado é um ficheiro .xvc, formato criado para a Xbox, e que agora passou a ser suportado no PowerShell do Windows 10.

Não há qualquer dúvida de que, de todas as consolas, a Xbox é aquela que desde a sua origem sempre manteve a maior proximidade com um PC tradicional, e que por isso também tem estado melhor habilitada para permitir o "cruzamento" de jogos. Com o sistema PlayAnywhere podemos comprar um só jogo, e jogá-lo tanto num PC como na Xbox One - embora, fisicamente, sejam jogos diferentes. Uma diferença que a MS parece estar prestes a eliminar, significando que um jogo Xbox One poderia correr directamente num PC Windows 10, sem qualquer alteração.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)