2019/02/25

Nokia 9 vem com 5 câmaras de 12MP e todas com objectiva de 28mm


A HMD já apresentou os mais recentes Nokia no MWC, incluindo o muito aguardado Nokia 9 PureView com cinco câmaras.

Este Nokia 9 PureView chega com algumas curiosidades. Quando se esperava que a HMD tivesse seguido a tendência do momento e aplicado lentes diferente a cada sensor, eis que surpreende o mercado ao optar por usar cinco sensores de 12MP, todos com objectivas de 28mm f/1.8.


Embora as objectivas sejam idênticas, os sensores variam: temos dois sensores RGB e três monocromáticos, a que se junta ainda um sexto sensor 3D ToF (Time of Flight).

Se por um lado alguns fãs poderão ficar desapontados por a HMD não ter aplicado diferentes objectivas, por outro lado podemos congratular-nos pelo facto de estarem a usar informação de todos os sensores em simultâneo - e nesse sentido, sem dúvida que manter objectivas idênticas facilitará o processo de combinar toda a informação. Sendo que o sistema pode até aproveitar múltiplos frames de diversos sensores para criar uma única imagem final de maior qualidade.

Em vez das habituais 5 a 10 zonas de profundidade que a maioria dos smartphones é capaz de gerar a partir das suas duas câmaras, a informação obtida por todas as câmaras do Nokia 9 permitem-lhe diferenciar até 1200 zonas de profundidade diferenciada, e cujo processamento pode ser alterado mesmo após se ter captado a foto - a HMD trabalhou com a Google para que o Google Photos pudesse lidar com toda a informação contida em cada foto DNG do Nokia 9 PureView, e permite que se mude o ponto de focagem nessas fotos.





Vamos esperar para ver que tal este sistema se comporta face aos modelos de referência no mercado, para saber se a opção pelas 5 (ou mais) câmaras se começará a popularizar pelos restantes fabricantes. Já que, de momento, até a HMD parece estar com dúvidas, dizendo que este Nokia 9 PureView será um modelo que contará apenas com uma produção limitada.

1 comentário:

  1. Este modelo parece ter mais câmaras que o VAR em determinados jogos :)

    ResponderEliminar