2019/02/23

YouTube está a ajudar a espalhar teorias da "Terra Plana"


Há milhares de anos que se sabe que a Terra é um globo, mas isso não tem impedido um número crescente de pessoas que é tentada a acreditar nas teorias da "terra plana", e a culpa é do YouTube.

Um estudo sobre este fenómeno descobriu que, entre 30 pessoas que participaram numa conferência da "Terra Plana", 29 delas admitiram ter ficado convencidas por terem visto vídeos no YouTube, e a outra pessoa disse que não tinha visto, mas que tinha sido convencido por familiares que também tinham visto esses vídeos no YouTube.

Isto mostra que não se deve menosprezar este fenómeno. Eu próprio já tive colegas e conhecidos que estiveram a um passo de se juntarem a esse grupo, e eram pessoas que eu considero serem inteligentes e informadas, e que à partida se imaginaria que estariam "imunes" a este tipo de situação. Sem dúvida que há pessoas com enorme poder de persuasão e carisma, que conseguem influenciar o seu "rebanho". Mas é preocupante quando isso chega ao ponto de os fazer negar evidências científicas que eles próprios poderiam verificar com facilidade.


Não tenho qualquer vergonha em dizer que sou um fã de teorias da conspiração - em vertente "entretenimento" - e durante muitos anos até segui programas como o Ancient Aliens. Um programa que explora a possibilidade da Terra ter sido visitada por extra-terrestres no passado, mas que a certo ponto começou a ficar tão exagerado e descabido, que até mesmo com todos os "descontos" passou a ser demasiado para aturar. (Antes que se aventurem a dar credibilidade a este tipo de teorias, convém espreitar como todos os pontos referidos são facilmente explicados, desde a construção das pirâmides às supostas representações de "aviões" nas civilizações antigas).

Claro que será difícil convencer os "convertidos" de que os factos têm mais valor que as teorias... (Ou que o simples acto de terem GPS nos seus smartphones será mais uma das milhares de demonstrações práticas de que a Terra é esférica) Mas, resta-nos esperar que se possa inverter a tendência, e usar o YouTube para educar, e não para deseducar as novas gerações - assim como as que já cá andam.



P.S. Espero que não seja necessário, mas escusado será dizer que não será tolerado que os comentários se tornem numa secção a tentar credibilizar a terra plana. A quem o estiver a pensar fazer, recomendo que poupe os preciosos momentos que iria gastar a escrever o comentário, e os aproveite para pesquisar e explorar artigos científicos sobre o tema (ou 10 coisas que pode verificar por si próprio). Afinal, se navegadores e matemáticos conseguiram chegar à conclusão que a Terra não era plana há milhares de anos, será de assumir que um espécime inteligente no séc. XXI o possa fazer também.

35 comentários:

  1. Por estas e por outras é que a ciencia (pseudociencia mais propriamente) anda de costas voltadas para Deus. Satanistas e ideias subversivas fazem do bem mal, e do mal bem. A prova, a sociedade actual está zombificada. Só não vê quem não quer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso... A pseudociência está "de costas voltadas para deus"?

      Que tesourinho...

      Eliminar
    2. É óbvio que não sabe o que é pseudociência nem ciência.

      Eliminar
    3. Andam alheados da realidade, vivem no virtual.

      Eliminar
    4. E a invocação do nome de Deus é em maiuscula!

      Eliminar
    5. Qual deles? O alá, o jeová, o javé, o yawe, o vishna, o osíris, o satanás, o yeshua, o buda, o brahma, o vishnu, o lakshmi, o baco, o apolo, o zeus, o posseidon, o cronos, ou (e porque não?) a afrodite?

      Ó bolas... Inventaram tantos!
      Tinham que inventar mais essa regra ortográfica também?

      Eliminar
    6. O conceito de "deus" é idêntico aos dos "terras planistas", nada na ciência prova a existência de um "deus".

      Eliminar
  2. Sempre ouvi dizer que a Holanda era plana... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh, eh, eh... Quem tem terra por lá, poderá ser apelidado de troux... Oops, quero dizer, terraplanista?

      Eliminar
  3. Não consigo entender como é que nos dias de hoje se consegue ser tão ignorante, estas teorias são um atentado ao conhecimento humano que fomos colecionando ao longo dos milénios da nossa história, engraçado é que quem defende esta teoria, também é contra as vacinas, ou seja um retrocesso civilizacional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vj as publicações e também os testes já produzidos. Ex simples: da parabólica, com a capitação voltada para cima.

      Eliminar
    2. Há uma explicação elementar para compreender esses troux... Oops, quero dizer, terraplanagem... Raios, terraplanistas:
      Demasiado tempo livre a mais e barriguinha sempre cheia com auxílio dos papás.

      Eliminar
  4. Se está na Internet... então tem de ser verdade ;)
    Claro que a Terra é um globo.

    Quanto aos teoristas, eles de facto acertam em muita coisa! O problema é que acertam em muito, mas não em tudo, e para aquilo que não conseguem explicar inventam as teorias mais absurdas que mesmo o mais mente aberta que aceita a existência de outros planos de existência não consegue aceitar as teorias por lhe “cheirar” a completa falta de lógica.

    Os ovnis... por cima da Cova de Iria, próximo de Fátima (actualmente toda aquela área é designada por Fátima) também apareceu um ovni... e milhares de pessoas testemunharam tal incluindo cépticos da pior espécie que foram lá só para garantir que tal era mentira (odiavam a Igreja em geral e queriam acabar com ela… logo tal explicação de que foi a Igreja Católica a organizar tal é mentira) e nem eles tiveram dúvidas de algo completamente invulgar e inexplicável para eles estava a acontecer, muitas pessoas viram tal objecto e alguns até descreveram ter visto seres que lhes pareciam ter um aspecto humano. Claro que surgiram mais tarde teorias idiotas a inventar que tinha sido alucinação colectiva... enfim... como se fosse possível tal coisa quando envolve milhares de pessoas incluindo pessoas bastante longe do local... então o que aconteceu? O que aconteceu é que tal objecto voador existiu, não era o Sol (que de resto não era possível), só que tal objecto voador utiliza outra matéria intermédia entre a matéria terrena e a matéria fina do além por tanto digamos que uma matéria grosseira fina que ainda está suficiente próximo desta matéria para os olhos a conseguirem reconhecer mas que não é da mesma constituição. E tal só foi necessário porque as pessoas não conseguiam acreditar nas crianças, que elas tivessem a receber de facto informações do "além" e queriam um sinal claro e por isso se fez necessário tal.
    Como "bons" seres humanos em vez de se interessarem pela mensagem (que de resto já tinha sido transmitida anteriormente em pelo menos duas ocasiões em locais diferentes) decidiram fazer da mensageira mais uma espécie de divindade, a quem se dirigir para fazer toda a espécie de pedidos/ exigências/ lamurias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A grande pirâmide do Egipto foi mandada construir pela Vontade de Deus. As outras duas nunca deveriam ter sido erguidas... mas as trevas sempre atentas aproveitaram-se dos restos da obra para construir outras duas e assim distrair as pessoas da Verdadeira e Única que deveria ter ficado no local.
      As pedras sabe-se que vieram de longe. Existem teorias de virem a levitar... e a parte de virem pelo ar é de facto verdade, elas vieram de facto pelo ar, mas não foi com naves espaciais ou com sons, foram mesmo uns seres da natureza chamados de gigantes que existem e trabalham entre esta matéria grosseira e a matéria fina, por tanto na matéria grosseira fina, que são capazes de cortar e de transportar pelo ar tais blocos de pedra e depois de os assentar no local e fundir de novo os blocos de pedra uns com os outros. Isto também explica porque na grande pirâmide (ao contrário de todas as outras) os blocos estarem tão unidos que não cabe sequer uma folha de papel entre os blocos gigantescos. Na grande pirâmide estiveram além dos gigantes também cerca de 100 humanos que se ofereceram voluntariamente e que foram pagos para tal, a coordenar e a fazer toda a espécie de trabalhos mais minuciosos que os gigantes não poderiam fazer pelas suas características próprias. Ao contrário das especulações a grande pirâmide nunca teve por objectivo o sepultamento de quem quer que fosse, mas sim tem um significado espiritual da mais elevada importância tendo sido marcados todos os eventos mais importantes que iriam envolver a humanidade desde o momento da construção da pirâmide até aquele tempo (aquele em que nos encontramos) em que o fim estaria próximo de tal forma que as pessoas teriam realmente em determinado momento de decidir uma última vez realmente que caminho tomavam se ascendente rumo ao paraíso espiritual eterno de forma consciente de onde são originários mas de onde descem inicialmente de forma inconsciente, ou se esforçavam-se de encontro à decomposição. Por tanto o famoso “Juízo Final” é o período no qual os seres humanos já entraram há umas décadas e que ainda decorre por mais algum tempo mas após o qual só ficam ainda aqueles que se esforçam seriamente no sentido ascendente sendo todos os outros expulsos para que vivam plenamente no chamado além assim como eles gostam de achar que é correcto. Para a maioria, se não mesmo todos, significará o seu fim por não disporem simplesmente mais de tempo para se libertarem da matéria que se encontra na fase em que entra em decomposição… e somente aqueles que se esforçam seriamente para ascender é que ainda terão alguma hipótese de se libertar de todos os erros e aprenderem tudo aquilo de que necessitam no curto espaço de tempo que ainda resta antes que a matéria atinja um tal ponto de decomposição para além do qual já não é mais possível ascender e a pessoa é arrastada juntamente para a decomposição. Os tais mil anos constituem um período de aprendizagem que deverá ser bem aproveitado, apesar de parecer muito tempo, no tempo universal é um instante e será necessário muito esforço e foco para se libertarem e ascenderem… quem falhar a aprendizagem também se irá perder tal como todos aqueles que já agora escolheram o caminho rumo à decomposição.

      Eliminar
    2. E tu vais parar onde? Estás-te a "esforçar" ou estás rumo à "decomposição"?

      Eliminar
    3. Não somos amigos. Não gostei do tratamento por "tu" que de resto considero muito ofensivo. Fica o conselho de que evite tal comigo e com outros para seu próprio bem, para não estabelecer ligações espirituais com indivíduos que o podem por via de tais ligações arrastá-lo para a decomposição, se não for já nessa direcção por si mesmo. O desconhecimento não evita as consequências.

      Esforçar-me esforço-me, mas se passa-se para o "além" hoje ou brevemente, iria certamente rumo à decomposição, porque não tenho conseguido esforçar-me a 100% para libertar-me de tudo quanto é errado, tendo mesmo feito escolhas erradas imensas vezes, mesmo depois de conhecer a Verdade... e tal só me coloca em pior posição do que aqueles que nem a conhecem. Sendo que quem não conhece a Verdade não deve ficar feliz por isso, porque excepto algumas pessoas que realmente já seguem o caminho correcto mesmo não conhecendo a Verdade, a maioria irá também rumo à decomposição por não seguir um rumo ascendente e ir acumulando erros atrás de erros para os quais cada vez resta menos tempo universal para resgatar.

      Eliminar
    4. O caminho rumo à decomposição passa pela estação do Rossio?
      É que assim eu agradeço especialmente essa preciosa informação e não vou tomar o comboio nessa estação.
      O que menos quero é viajar numa composição que passe num caminho que a decomponha...
      Isso e o urso Padinhas.

      Eliminar
    5. O que decompõem (mata) a "composição" (a personalidade que se desenvolve interiormente... o verdadeiro eu interior, que é o mesmo tenha 18 ou 80 anos de idade) é intuir/ pensar/ falar e/ ou agir erradamente. Deixa de estar/ actuar correctamente e tudo o que deveria auxiliar começa a prejudicar por não saber utilizar-se correctamente de tudo o que o rodeia seja visível ou invisível. A consequência é que se prende por sua própria vontade à matéria em vez de procurar atingir o paraíso espiritual eterno.

      Observe tudo em seu redor, existe aquele ciclo de vida em tudo desde as plantas, aos animais, aos humanos... e com a Terra não é diferente pelo que chegará também o tempo em que todos que não se libertarem da Terra/ materialidade e ascenderem rumo ao paraíso eterno espiritual serão então arrastados à decomposição da sua personalidade espiritual individual juntamente com a restante matéria sofrendo com isso a segunda e permanente morte, o pior que pode acontecer a um ser humano.

      Pode brincar à vontade, mas virá o tempo em que desejará ter levado isto a sério e ter desejado seriamente encontrar a Verdade e segui-la... se não o fez/ fizer é porque não o quis... está nesse direito, as consequências para si serão. A Verdade está disponível, e encontrará se realmente estiver com a disposição interior correcta para tal, do contrário ela não é para si e ou não a encontrará de todo ou encontrará mas deixará sem aproveitamento os ensinamentos.

      Eliminar
    6. Pela ortografia da "verdade" cheira-me que haverá mais outro deus escondido por aí...

      Eliminar
    7. 'tá bem Diácono Remédios, esta caixa de comentários tornou-se num centro de evangelização para demonstrar que os religiosos são os detentores da verdade absoluta acima dos terraplanistas!

      Eliminar
    8. Sim, a dita "Verdade" a que me refiro, foi obtida directamente da fonte (Deus). A Vontade de Deus por outro lado agora não quer que gente não interessada realmente na Sua Vontade tenha acesso à Sua mensagem que deve permanecer inacessível a todos que não queiram realmente esforçar-se interiormente.

      Não existe qualquer problema em ser religioso, desde que tal se refira na ligação do ser humano ao seu criador no sentido de procurar compreender o todo onde está inserido e de desenvolver tudo no sentido da Sua Real Vontade Dívida (a de Deus), que no fundo é só o caminho que leva a pessoa a ser útil e a ser verdadeiramente feliz interiormente.

      Quando se refere a religioso no sentido de entidades organizadas, tem sido todas essas entidades organizadas os principais obstáculos ao desenvolvimento do indivíduo porque tais entidades tendem a visar o poder e expansão terrenal geralmente preocupando-se pouco (ou mesmo nada) com a Vontade do Criador, sendo consideradas pela Vontade do Mesmo como opositores que ou mudam para se colocarem conforme a Verdade ou auto-destruir-se-ão por si mesmos em processo totalmente natural (mais ou menos similar aquilo que se vê actualmente na Igreja Católica Apostólica Romana em que aquilo está exibir todos os sintomas de uma instituição decadente em auto-destruição).

      Eliminar
  5. É só espiritualistas, não sei é que o estes assuntos têm a ver com o artigo, mas fico espantado com as descrições destes últimos 2 artigos, já não me divertia a ler posters desta maneira há muito tempo. Haja paciência e saúde.

    ResponderEliminar
  6. Desculpem o meu teclado a pregar partidas'' não sei o que é''.... '' postes''

    ResponderEliminar
  7. Eu fico pasmado com o que leio (facepalm). Será que a sociedade atingiu o pico e agora é só a descer? Estas teorias (e alguns comentários aqui) são puro terrorismo cognitivo! Haja paciência para tanta ignorância

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, temo que isto seja a prova de que a humanidade está a regredir...

      E sabendo que o deus só queria uma única pirâmide construída, tudo me leva a supor que o mesmo deus só pretenda uma única forma de conceber a forma do nosso planeta: como um cubo "mágico", não é?

      Eliminar
  8. Os dogmas da Fé são inquestionaveis! Tudo o resto é questionavel. A matemática é a única ciência exacta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um tesourinho:
      "Os dogmas da fé sao inquestionáveis!"

      Considerando que estamos em pleno século 21, isto promete...

      Eliminar
  9. Às vezes nem sei se estão a ser ironicos ou mesmo completamente fora da realidade.
    Acho que pessoal com estas ideias sempre existiu. Só que a internet facilitou a aparecerem mais assim como a surgir mais desinformação sobre estás teorias que por sua vez atraem ainda mais gente que desinformada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta gente deveria ser a primeira a agradecer o facto de viverem em sociedades laicas, democráticas e defensoras da liberdade de expressão.

      Vivessem eles em nações de "dogmas inquestionáveis" e iriam ver o que é bom para a tosse...

      Digamos que é um dos defeitos que podemos apontar às democracias (mas que ainda bem que o têm): o de permitir a qualquer um ter o direito de ser idiota (e ainda poder vir a público afirmá-lo).

      Embora pessoalmente acho que isso deveria ser sancionado com imposto bem pesado. Isso nem é bem um direito... É um luxo.

      Eliminar
    2. Pela ortografia da "verdade" cheira-me que haverá mais outro deus escondido por aí...

      Eliminar
    3. Portugal ainda é um pais de maioria Católica, e no passado sempre o foi. As minorias teem que respeitar a maioria. Os dogmas da Fé são um dos pilares da Igreja Católica Apostólica Romana. Eu estou bem, o sr Vitor Madeira e outros a quem lhe assenta o carapuco parece que não.Não tentem é impor as ideias jacobinas e demais ideias subversivas à maioria. Aquels a quem me referi fazem parte da minoria, portanto respeitem e baixem a bolinha. Ah, e Portugal é uma
      nação de "dogmas inquestionaveis" e por enquanto ainda ninguém nos trata da "tosse". Os jacobinos bem tentam, mas Nossa Sehora não deixa. Convertam-se!

      Eliminar
    4. 2019 vai ser um ano de triste memória para os comediantes.
      Todos irão para o desemprego.

      E os "jaconinos" observam...

      Eliminar
    5. A Verdade está associada à absoluta lógica. Os dogmas das igrejas muitas vezes estão associados à ignorância, ou mesmo fé cega... quando lhes perguntam (aos padres e demais) por vezes o porquê disto ou daquilo que não se explicam por si mesmos muitas vezes a resposta enquadra-se mais ou menos "nos misteriosos e insondáveis caminhos de Deus" contudo Deus não quer criaturas humanas no seu reino ignorantes, quer que compreendam a Criação onde se encontram e actuam, para o conseguirem fazer de modo correcto.

      O facto de a Igreja Católica Apostólica Romana durante muito tempo não aceitar que a Terra era de facto um globo só mostra quão limitados eram os conhecimentos deles terrenos e de matéria fina... sem falar sequer da parte espiritual... e o facto de andarem a vender perdões de algo sobre o qual não têm qualquer competência só demonstra o quão errados andam... e posso ir mais longe com o caso do primeiro mandamento "Eu sou o Senhor teu Deus! Tu não deverás ter outros deuses ao meu lado!" e depois a Igreja Católica Apostólica Romana inventou "santos" com fartura em directa oposição ao primeiro mandamento!

      Eliminar
  10. Isto não passa de uma simulação de computador "Elon Musk", Planas para uns esférica para outros. Agora para o fim de 2019 só falta aparecer os UFO's e termos o primeiro contacto com aliens...

    ResponderEliminar