2019/03/06

A aventura de instalar uma impressora em rede no Windows 10

O prometido "plug-n-play" prometido desde os tempos do Windows 95 nem sempre funcionam na prática tão bem quanto deviam, como o nosso Luis Costa pôde confirmar ao tentar instalar uma impressora em rede no Windows 10.


O problema

O acto de imprimir pode estar cada vez mais em desuso, mas as impressoras continuam a marcar presença nas nossas casas. As marcas procuram adaptar-se aos novos tempos, lançando pacotes de serviços que procuram cativar os utilizadores para a impressão de documentos e fotografias, mas para isso é necessário ter uma impressora recente. Quem tiver uma impressora mais antiga não pode aderir a estes novos serviços de impressão e, muitas vezes, nem tem forma de a partilhar, pois esta não disponibiliza uma ligação WiFi. É certo que os modems dos operadores e os routers que temos no mercado já têm uma porta USB que permite partilhar uma impressora, mas estas opções nem sempre são as mais convenientes, caso o equipamento não esteja no local onde se pretende instalar a impressora.

No meu caso pessoal, tenho uma velhinha impressora laser, que tem servido para quase tudo o que é trabalho de impressão. Até há bem pouco tempo, estava ligada a um pequeno PC, que além das tarefas de NAS, tinha também como missão partilhar a impressora na rede local. A partir no momento que passei a utilizar um NAS Synology, fiquei com um problema, pois o NAS foi para a sala de estar (conveniência) e a impressora ficou órfã. A placa OrangePi PC é overkill para ser utilizada apenas para partilhar uma impressora, pelo que resolvi reutilizar um OrangePi Zero que tinha encostado em casa.


A "solução"

Escolhido o SO para instalar, foi tempo de configurar a impressora. Já sabia que havia inúmeros guias na Internet, com todos os passos necessários para partilhar uma impressora com um Raspberry Pi, pelo que era só questão de seguir as instruções. Pois bem, eu já devia saber que na grande maioria dos casos não é assim tão simples, mas continuo a acreditar no Pai Natal. Isso e o bichinho de experimentar novos processos e ideias.

Instalei tudo, ficou o software todo configurado no OrangePi Zero, pelo que decidi deixar a instalação da impressora no PC para outro dia. Quando voltei a ligar o OrangePi Zero, nada de este aparecer na rede, simplesmente não apanhava IP. O Google não tardou a mostrar que o problema é comum, pelo que tive de implementar um "remendo" - na verdade, não percebi ainda muito bem como, mas com Ethernet e Wifi ligados, a porta Ethernet está a funcionar como devia.

Resolvida a questão da rede, passei à instalação da impressora no meu portátil: acesso ao IP do OrangePi Zero, duplo clique na impressora, instalação do driver e estava resolvido, ou não. Sempre que tentava imprimir uma folha, ao fim de uns segundos surgia uma mensagem de erro. Acedendo ao endereço de gestão do CUPS (sistema de impressão open source para macOS e UNIX), conseguia imprimir com sucesso uma página de teste, pelo que fui levado a pensar que o problema estaria no Samba.

Depois de inúmeras horas perdidas a testar o smb.conf, resolvi começar tudo de novo num Raspberry Pi, mas o resultado foi o mesmo: mais horas perdidas e nada de conseguir imprimir através do Windows.

Uma rápida pesquisa no Google mostrava que havia mais pessoas com este problema, mas o difícil era encontrar a solução. Ao contrário do que pensava, o problema não estava no Samba, mas sim no... Windows!



A impressora tem de ser instalada de uma forma específica, sendo esta a única que efectivamente funciona. Nas restantes, a impressora é instalada, mas a impressão dá sempre erro.

É necessário aceder ao painel de controlo--> Equipamentos e impressoras e escolher a opção adicionar impressora. No Windows 10 é necessário escolher a opção "a impressora não está apresentada".


Na janela seguinte, devem escolher a opção "seleccionar impressora partilhada pelo nome" e introduzir o seguinte:

http://nome_ou_da_máquina:631/printers/nome_da_impressora

Instalado o driver, a impressora está pronta para trabalhar.

Fica assim resolvido mais um problema simples, que como é habitual, levou umas belas horas para ser resolvido.

1 comentário:

  1. Curiosamente, tenho uma Canon com Wi-Fi que ainda não consegui colocar a trabalhar em Windows 10.

    Sera que terei que passar por algo semelhante a isso?

    Quando tiver disponibilidade irei investigar.

    ResponderEliminar