2019/03/06

Notícias do dia

Petição contra Artigo 13 é a mais votada de sempre; Samsung considera trocar ecrãs dobráveis "vincados" do Galaxy Fold - por outro lado, temos o Galaxy S10 com o melhor ecrã de sempre; Messenger ganha modo escuro via emoji de lua; a cápsula Crew Dragon chegou à ISS; a Volvo revelou o seu "anti-Tesla" Polestar 2 com autonomia para 500 km; a Piëch Automotive promete 500 km de autonomia em menos de 5 minutos; a Apple autoriza reparações a iPhones com baterias não oficiais; o teclado Moonrim II deixa teclar sem mexer as mãos; e ainda como os sites de notícias portugueses confundem deliberadamente visitantes para recolher dados.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já temos novo passatempo a decorrer, que esta semana te pode valer um mini-teclado Bluetooth com trackpad, ideal para usar com uma box media player ou Smart TV.

Exposição às teorias de conspiração converte moderadores



Se a maioria das pessoas poderá manter o bom senso quando confrontado com teorias da conspiração, começa também a ser mais fácil perceber o perigo das mesmas, quando até os moderadores que tinham por missão "limpá-las" de diferentes plataformas começam a ficar convertidos. Um fenómeno que agora está a ser estudado, e que tem a ver com o nível de stress da tarefa e a exposição contínua às mesmas.

Ser continuamente exposto aos mesmos conteúdos, por muito estranhos ou ilógicos que possam ser, pode criar um efeito de familiaridade que é capaz de convencer o cérebro dessa nova "normalidade", especialmente se se tratarem de pessoas que já estão sujeitas a elevado nível de stress e com menor grau de resistência a essa influência. Daí o problema da maior exposição dada pela internet às teorias da conspiração... e de como não podem / devem ser simplesmente descartadas como "não fazem mal a ninguém".


França prepara taxa digital sobre empresas


Como a taxa dos links só vai para alguns, em França avança-se com a aplicação de uma taxa digital sobre todas as empresas tecnológicas a operar na internet e que facturem mais de 25 milhões de euros no país.

(Nem posso dizer que esteja contra a aplicação de taxas aos negócios digitais... mas é sempre suspeito falar de taxas quando depois bem sabemos que esta mesma nossa Europa permite que uns países tenham taxas reduzidas, tornando-se nos portos de abrigo para as grandes empresas...)




UE quer impedir alteração de firmware em routers


Como forma de impedir abusos, a UE está a considerar a proibição de alterar o firmware de todos os equipamentos com capacidade de "rádio", o que na prática abrange tudo, desde routers a smartphones. Algo que impossibilitaria utilizar firmwares alternativos em routers, ou até a simples reprogramação de receptores ou transmissores.

Por agora ainda se tratou apenas da fase de consulta pública, com o assunto a ficar na agenda mais para o final do ano...




Windows Server 2019 vem com "Português da Suiça"



Quem estiver a instalar o mais recente Windows Server 2019 poderá ficar espantando com a grande variedade de Português disponível, contando com opções para Português de países tão diversificados como a Guiné Equatorial, Luxemburgo, e até Suiça. No entanto, é uma opção que se refere apenas à questão dos formatos utilizados para o tempo e dinheiro, e não propriamente a diferentes variedades da língua (já nos chega o nosso Português pré / pós Acordo Ortográfico!)

Fica a curiosidade. :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)