2019/03/30

A câmara periscópica do Oppo Reno


Enquanto não temos um teardown do Huawei P30 Pro, a câmara periscópica do Oppo Reno poderá servir para saciar a curiosidade sobre como funcionam estas teleobjectivas 10x enfiadas em smartphones.

A tendência para adicionar uma maior diversidade de objectivas aos smartphones começou há muito, mas não demorou a que se chegasse ao impasse de ser fisicamente impossível colocar teleobjectivas mais potentes na reduzida espessura que se espera manter nestes equipamentos. A solução foi "dobrar" a objectiva, recorrendo a um sistema idêntico ao dos periscópios, e que se liberta das limitações impostas pela espessura.

Embora o Huawei P30 Pro seja o modelo que mais tem dado que falar neste momento, temos por enquanto a oportunidade de ver o módulo periscópico utilizado no bloco de câmara do Oppo Reno, e que não deverá ser muito diferente do módulo utilizado pela Huawei (são ambos conjuntos que resultam num zoom óptico de 5X, ampliado para os 10X através de processamento acrescido (super-resolution, combinação com os outros sensores).

... Penso que depois destas teleobjectivas telescópicas se popularizarem, o passo que se segue é criar um com sistema motorizado que disponibilize uma capacidade zoom variável real. Talvez para o Huawei P40 Pro? :)

1 comentário:

  1. Huawei P30 Pro Teardown

    https://www.youtube.com/watch?v=Y6nLi1YH1-Y&t=1509s

    ResponderEliminar