2019/03/22

Adware em Android reproduzia videos publicitários escondidos


Utilizadores com smartphones Android que notarem um consumo anormal de dados móveis e redução na autonomia, podem estar a sofrer as consequências de uma rede fraudulenta de apresentação de vídeos publicitários.

Ninguém gosta de levar com vídeos publicitários, especialmente se estiver a utilizar dados móveis (quase sempre associados a tarifários com limites insuficientes). Por outro lado, estes são dos formatos publicitários que mais rendem a quem os apresenta, e há quem não olhe a meios para os "impingir" às vítimas, dê por onde der.

Foi descoberto um sistema de apresentação de vídeos fraudulentos, em que os atacantes conseguem esconder múltiplos vídeos publicitários que são reproduzidos de forma dissimulada atrás de um banner publicitário estático comum.


Se visualmente o utilizador pensa estar perante um anúncio que descarregou uma única imagem, na realidade poderá ter o seu smartphone a gastar dezenas de megabytes, e consequente uso extra do CPU a reproduzir múltiplos vídeos não visíveis.

Com isto, os atacantes pagam apenas pelo espaço de apresentação de um anúncio estático... mas recebem o lucro referente a múltiplos vídeos exibidos - já que estes são contabilizados como tendo sido vistos, mesmo tendo ficado escondidos por trás da imagem publicitária inicial.

... E depois admiram-se que haja cada vez mais pessoas que consideram indispensável a utilização de ad-blockers a nível completo no sistema...

3 comentários:

  1. Já por várias vezes que visitei sites e até jogos com publicidade nada normal, dita conta as regras, como faço para reportar? É que nestes casos a opção de denunciar na própria publicidade não está disponível!

    ResponderEliminar
  2. E se eu vos contar que ultimamente, com os modelos waterfall de ad mediation e brokering, isso já acontece muitas vezes de forma regular e legal? Em alguns SDK's todos os vídeos dos anúncios são descarregados e cachados, para poderem depois ser comparados e só o do anunciante que paga mais aparece! :)

    ResponderEliminar