2019/03/11

App do Gmail ganha troca rápida de contas


Quem usar o Gmail com múltiplas contas vai gostar de saber que na mais recente versão da app poderá ir alternando entre elas com um simples gesto sobre o seu avatar - pelo menos na versão para iOS.

Trocar de conta é algo que se pode ter que fazer frequentemente quando se está a usar o Gmail (por exemplo, conta pessoa, conta profissional, etc.) e que agora, mesmo sem que tenha tido direito a qualquer indicação visual, pode ser feito com um gesto de deslizar sobre o avatar do conta activa.



No entanto, é uma novidade que está a ser criticada em várias frentes. Em primeiro lugar, por apenas estar disponível na versão iOS, o que deixa a sua própria plataforma Android em desvantagem; e em segundo lugar por ser o tipo de operação que fica escondida e não dá qualquer indicação aos utilizadores de existir.


... Do meu lado, estou mais preocupado com a Google ter retirado (novamente!) a possibilidade de se fazer um "copy" de uma imagem anexada a um email no cliente web, já que quando se abre a previsão da imagem, deixou de se ter acesso ao menu de contexto quando se clica nela com o botão direito. Uma coisa que já parece ir variando com as estações do ano, ora tira, ora volta a por, ora volta a tirar... Com isto, quem quiser fazer algo tão simples quanto um copy-paste de uma imagem anexada num email, tem primeiro que a descarregar, abrir a imagem, e depois finalmente fazer o "copy". Tantas décadas de evolução na informática, para se andar para trás em coisas tão básicas quanto estas?

4 comentários:

  1. não sei porque dizes que só está disponível para ios ja tenho essa opcao no Android desde a ultima atualização a 22 de Fevereiro ate tirei dois Screenshots mas nao vejo aqui opção de os inserir, outra opcao que tem e não e referida e quando estamos a ler um email aparece o simbolo de um envelope por cima para marcarmos como não lida mais depressa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segui o que estava a ser dito na thread daquele tweet. Pode ser por causa dos updates faseados, ainda não ter chegado a todos (a mim ainda não tinha chegado).

      Eliminar
  2. Também já tenho essa opção há pelo menos duas semanas no meu Nokia 8...

    ResponderEliminar
  3. Afinal não é a mesma coisa :D... O deslizar não funciona, o que alterou, no meu caso, foi apenas a colocação do avatar no canto superior direito (tenho que clicar e escolher na mesma outra conta), que anteriormente não estava visível...

    ResponderEliminar