2019/03/31

Boston Dynamics mostra "avestruzes" robóticas em armazéns


A Boston Dynamics tem uma nova família de robots criada para lidar com embalagens em armazéns, e que faz lembrar avestruzes gigantes sobre rodas.

A empresa de robótica em tempos pertencente à Google continua a ir buscar inspiração ao reino animal para os seus robots. Depois de já nos ter trazido robots parecidos com mulas, chitas, e até de formato humanóide, a Boston Dynamics apresenta-nos a sua "avestruz" robótica.

O robot Handle foi concebido para manipular caixas e, como demonstra o seguinte vídeo, não tem dificuldade em lidar com o processo de as retirar de prateleiras de um armazém para carregar um porta-paletes; enquanto outro robot idêntico vai retirando as caixas de uma palete e colocando-as num tapete rolante. Duas funções tradicionalmente cumpridas por pessoal humano, mas que muitos armazéns poderão preferir automatizar.

... Não se preocupem demasiado, continuarão a ser necessárias pessoas capazes de programar, ensinar, e fazer a manutenção destes robots. (Quando chegarem os robots que também façam essas funções, aí sim, admito que as coisas possam ficar complicadas - mas nessa altura esperemos que a sociedade já tenha evoluído para um sistema de rendimento mínimo garantido para todos os cidadãos! ;)

3 comentários:

  1. Só 1 caixa de cada vez ???

    ResponderEliminar
  2. Viva, Carlos, parece-me que o fulcro da questão reside no teu útlimo parágrafo, quando referes a chegada de robots que poderão programar os próprios congéneres. Aí reside perceção do limite entre o que será ou não benéfico para sociedade. Cabe ao ser humano definir esse limite. Sabemos o impacto que IA poderá ter na sociedade condunzindo inclusivé a um novo paradigma, se é que não o atravessamos já. A máquina deverá se sempre entendida como um suporte e não como um complemento.

    ResponderEliminar