2019/03/11

Cartão bancário com sensor de impressões digitais começa a ser testado no Reino Unido


Para alguns clientes do banco NatWest, introduzir um código PIN para validar os pagamento com cartão bancário vai tornar-se numa coisa do passado, bastando pousar o dedo sobre o sensor presente no próprio cartão.

Este banco britânico está a começar uma fase de testes de cartões de débito com sensor de impressões digitais, que pretende ser o passo seguinte ao processo de pagamento contactless via NFC / RFID. Muitas pessoas já se terão rendido à conveniência de pagar coisas apenas com um toque do seu cartão bancário no terminal de pagamento, mas por questões de segurança essas operações estão limitadas a transacções de baixo valor - para valores mais elevados continua a ser necessário introduzir um código PIN.

Com estes cartões com sensor de impressões digitais, a autenticação pode ser feita de forma imediata ao se pegar no cartão, permitindo manter a comodidade dos pagamentos contactless sem o "atrito" da necessidade de introduzir um código PIN, mesmo para valores elevados.

Infelizmente, por agora será um teste em escala bastante reduzida (apenas algumas centenas de clientes), e que obriga a que esses clientes visitem o banco para a configuração inicial do cartão com as suas impressões digitais. Mas, para o futuro, a Gemalto (criadora dos cartões) espera que esse processo possa vir a ser feito através dos smartphones dos próprios clientes.

1 comentário:

  1. O Mbway já faz isto indiretamente ao colocar o telemóvel no terminal multibanco basta colocar o dedo no sensor(embora a App diga para desbloquear o ecrã imagino que código também sirva e reconhecimento facial também embora seja mais complicado com o telemóvel colado ao terminal) confesso que há semanas que não toco no cartão multibanco .
    Cumprimentos

    ResponderEliminar