2019/03/11

Vodafone Pass com zero-rating chega ao fim no Reino Unido


A Vodafone parece, finalmente, começar a render-se às evidências e a mudar de opinião quanto aos planos zero-rating, por agora acabando com os polémicos "passes" Vodafone Pass no Reino Unido.

O zero-rating consiste na não contabilização de dados para algumas apps ou serviços, sendo uma das afrontas à neutralidade dos dados que há muito se pede que termine. Ainda mais recentemente tivemos um estudo europeu que demonstrou que o zero rating só prejudica os consumidores, e talvez as coisas comecem finalmente a mudar.

A Vodafone terminou o programa Vodafone Pass no Reino Unido, um sistema que tentava aproximar os dados móveis do serviço de pagamento de canais por cabo, com um pagamento extra para dar acesso a dados para redes sociais; outro passe para serviços de música; outro para serviços de vídeo; e outro ainda para serviços de mensagens.


Uma verdadeira obscenidade que chega ao fim no Reino Unido, mas que infelizmente ainda continua em actividade noutros países - e também cá em Portugal.

Esperemos que o fim dos "passes" no Reino Unido rapidamente se alastre aos restantes países Europeus, e que seja indicador de uma nova era onde os dados sejam apenas dados, independentemente de serem uma página web, uma música do Spotify, uma página web, ou uma mensagem enviada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]