2019/03/22

Chrome ganha modo Lite para acelerar carregamento de páginas

Navegar na web pode tornar-se desesperante quando se utiliza uma ligação de baixa velocidade, e o Chrome passa agora a contar com um modo "lite" para acelerar o carregamento de páginas web.

Há muito que o Chrome conta com um modo de poupança de dados "Data Saver" que permite poupar valiosos megabytes de tráfego e acelerar as páginas. Mas agora essa opção passa a dar acesso a um novo modo que permite acelerar até páginas HTTPS, e que será exibido na barra de endereços com a indicação "Lite".

Este modo Lite entra em acção quando se estiver a utilizar ligações com velocidades baixas (2G) ou quando o Chrome estimar que demorará mais de 5 segundos a apresentar alguma informação visível no ecrã. Nesse caso, o sistema tentará acelerar o carregamento das páginas usando todas as técnicas e "truques" que a Google tem ao seu dispor, com o utilizador a poder requisitar a página original inalterada sempre que assim o desejar (e estiver disposto a aguardar o tempo que for preciso). O Chrome aprenderá quais os sites que os utilizadores continuam a preferir ver a página "não-acelerada".

A maioria dos utilizadores não estará em risco de ver este sistema em acção, assumindo que contarão com velocidades 3G ou 4G. Mas de qualquer forma, não custará passarem pelas definições e confirmarem se têm a opção Data Saver activada. Neste novo modo, a Google esclarece ainda que mesmo quando aceleram páginas HTTPS, não tem acesso a cookies, dados de login, ou quaisquer outros dados do utilizador, apenas ao URL da página visitada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]