2019/03/22

Google restringe acesso do IFTTT e Shortcuts da Apple ao Gmail

A Google acaba de dar um "banho de água fria" a quem estava habituado a utilizar o Gmail com serviços de automação como o IFTTT ou o Shortcuts da Apple, dizendo que, por motivos de segurança, deixará de permitir esse acesso a serviços externos.

Utilizadores que tenham dado acesso ao Gmail na app Shortcuts da Apple estão a receber emails da Google a dizer que essa app deixará de conseguir aceder aos conteúdos do Gmail (e outros dados da conta Google) a partir do dia 31 de Março.


Mais curioso será o facto da justificação que é dada referir que esta restrição tem como objectivo manter os dados dos utilizadores mais seguros e privados.

Estas restrições estão relacionadas com as alterações que já tinham sido indicadas pela Google há alguns meses, e que aplicam uma série de regras mais apertadas para apps ou serviços que queiram aceder a dados dos serviços da Google.

Fica agora por saber se o Shortcuts da Apple e outros serviços visados por restrições idênticas poderão ser actualizados de forma a cumprir os requisitos pedidos pela Google, ou se os utilizadores se arriscam a não poder tirar partido dos seus próprios dados em serviços externos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]