2019/03/14

Google adiciona DuckDuckGo no Chrome


Embora não tenha feito qualquer referência a isso, a Google adicionou o DuckDuckGo à lista de motores de pesquisa incluídos de origem no Chrome 73.

Há muito que o Chrome permite utilizar motores de pesquisa à escolha de cada utilizador, mas até ao momento apenas disponibilizava como opções para para a pesquisa feita automaticamente na barra de endereços o Google, Bing, e Yahoo; todos os outros teriam que ser adicionados manualmente e utilizados através de um atalho.

Com o Chome 73 isso muda, passando o DuckDuckGo a figurar como opção para utilizar como motor de pesquisa na barra de endereços, tendo sido promovido a figurar como motor de pesquisa disponível de origem.



É um passo positivo, mas que peca por chegar demasiado tarde. Nesta altura a inclusão do DuckDuckGo corre o risco de parecer apenas uma tentativa de amenizar todos os processos e investigações que estão a ser feitos a propósito do abuso da privacidade dos utilizadores e domínio que os gigantes tecnológicos possuem sobre a internet.

A Google diz que a actualização se deve apenas à actualização dos motores de pesquisa com base nas estatísticas dos motores de pesquisa mais utilizados em cada mercado (e que por isso faz surgir também o Qwant em França). Ainda assim, a recomendação destes motores de busca que prometem valorizar mais a privacidade dos utilizadores, é a de que se utilize o Firefox ou o Brave como browser.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)