2019/03/13

Google lança Tune para esconder comentários tóxicos na net


Lidar com os comentários abusivos e tóxicos na internet não é fácil, motivo que levou a Google - através da sua secção Jigsaw - a lançar uma extensão para o Chrome que permite que cada utilizador "afine" os comentários que quer ver.

A Jigsaw é a divisão da Google que se dedica a este tipo de problemas, sendo que esta extensão open-source Tune acaba por tirar partido de algumas ferramentas já criadas no passado para identificar comentários indesejados.

O Tune é uma extensão experimental para o Chrome, que pode actuar sobre os comentários em sites como o YouTube, Facebook, Twitter, Reddit, ou sites que usem o sistema de comentários Disqus. Os utilizadores têm apenas que ajustar um botão de "volume" que especifica se querem ver todos os comentários, nenhum comentário, ou ajustá-lo de modo a filtrar os comentários considerados "tóxicos".


É certo que não é preciso procurar muito para encontrar sites repletos de comentários que nada contribuem para uma discussão saudável de um qualquer tema (felizmente, acho que por cá continuamos a ser uma boa excepção!) e uma ferramenta deste tipo pode tornar mais tolerável visitar esses sites e continuar a interagir com outros utilizadores "saudáveis" sem ser importunado por quem não merece ter visibilidade.

... Por outro lado, não há como não recear o poder que uma ferramenta como esta dá aos seus criadores, ao determinarem o que é ou não é aceitável, e que levada ao extremo poderá ser utilizada para censurar parte significativa da internet, deixando os utilizadores numa "redoma de vidro" completamente desfasada da realidade.

Por agora, é um produto experimental, que os utilizadores podem, ou não, utilizar. Mais motivos para preocupação haverá quando deixar de ser opcional e vier integrada de origem nos browsers...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)