2019/03/18

Myspace perdeu 13 anos de músicas, fotos e vídeos dos utilizadores


O Myspace voltou a ser tópico das discussões mas pelos piores motivos. O serviço perdeu mais de uma década de músicas, fotos e vídeos dos utilizadores.

Numa história que muitos acusam de estar "mal contada", o Myspace diz que perdeu todas as músicas, fotos, e vídeos que os utilizadores tenham enviado entre 2003 e 2015. Algo que o Myspace atribui a uma falha no processo de migração de um servidor, limitando-se a "pedir desculpa pelo incómodo" e a aconselharem os utilizadores a fazerem aquilo que eles próprios não fizeram: recorrerem aos backups.


Muitos utilizadores começaram a suspeitar de que algo estava errado há quase um ano, quando começaram a notar problemas no acesso a músicas enviadas antes de 2015; mas que o Myspace ia desvalorizando, dizendo que se deviam apenas a problemas na migração de serviços. Agora, admite finalmente que os dados se poderão ter perdido sem hipótese de recuperação, levando consigo mais de 50 milhões de músicas de mais de 10 milhões de artistas.

Obviamente que há muitos utilizadores profundamente amargurados com esta situação, perdendo o acesso a músicas que acumularam durante os últimos 15 anos, especialmente no caso de músicas "raras" que serão difíceis de reencontrar. E não falta quem acuse o Myspace de ter feito isto deliberadamente como forma de "limpar os discos" de conteúdos antigos. Seja como for, para um serviço que se está a tentar relançar como serviço de música, perder mais de uma década de música (e fotos, e vídeos) não será propriamente inspirador de confiança.

... E por falar nisso, e vocês: têm os backups em dia? :)

Actualização: o Internet Archive conseguiu salvar 490 mil MP3.

1 comentário:

  1. Puxa vida... Como será que os nossos filhos e netos irão, no futuro, olhar para os tempos que agora consideramos serem "modernos" e "evoluídos"?

    Até os egípcios tiveram mais sucesso ao deixar os seus registos e memórias para a posteridade em papiros...

    ResponderEliminar