2019/03/16

NASA publica última foto do Opportunity em Marte


O rover Opportunity teve uma longa jornada de trabalho em Marte - infelizmente interrompida por uma tempestade de poeira planetária que ditou o seu fim - e agora a NASA revela a última foto panorâmica que conseguiu enviar para a Terra.

A última foto panorâmica de 360º do Opportunity em Marte é na realidade composta por 354 imagens captadas pela câmara panorâmica (Pancam) do Opportunity, tiradas entre 13 de Maio e 10 de Junho. Uma imagem impressionante que não escapa aos efeitos da tempestade que se abatia sobre ele: no canto inferior esquerdo vemos algumas secções que permanecem sem cor, uma vez que o rover não teve tempo para fazer a captura usando os filtros verde e violeta que permitiriam "dar-lhe cor".


Mas, tecnicamente, esta não é verdadeiramente a última imagem enviada pelo Opportunity. A última foto perceptível que foi enviada foi um thumbnail que mostra o Sol visto de Marte.


E a última imagem que enviou, foi uma que terá sido captada já em completa escuridão, coberto pela tempestade de poeira que envolveu todo o planeta.


... Pode dizer-se que cumpriu a sua missão até ao fim - agora mantendo-se silencioso, mesmo sabendo-se exactamente onde está. (E pensar que bastaria limpar a poeira acumulada sobre os seus painéis solares para que continuasse a funcionar...)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)