2019/03/24

Oposição ao Artigo 13 junta mais de 100 mil pessoas em manifestações


A votação da reforma dos direitos de autor na Europa vai ser votada esta semana, e não faltam pessoas a sair à rua por toda a Europa a expressar o seu descontentamento com a reforma tal como está a ser apresentada - incluindo coisas como a taxa dos links e o filtros nos uploads.

O artigo 13 - entretanto passado a artigo 17 - continua a ser um dos pontos de maior contestação, já que nos vai impelir para uma teia burocrática e tecnológica que não conseguirá cumprir com os objectivos pretendidos, mas conseguirá impedir milhões de pessoas de usarem conteúdos que deveriam ter o direito de usar.



Numa verdadeira bofetada de luva branca aos que acusam que o combate a esta reforma está a ser feita por "bots virtuais", foram mais de 100 mil as pessoas que saíram à rua por toda a Europa (até por cá também se fizeram manifestações, que embora mais modestas em número, em nada ficavam atrás das demais em termos de sentimento de indignação).




Também problemático é o facto de que, embora as atenções se centrem sobre o (ex) artigo 13, existem muitos mais artigos que são verdadeiros atentados aos autores, como o artigo 12, que vem subtrair directamente o rendimento dos autores, obrigando-os a repartir alguns dos lucros directos que ainda tinham, com as editoras. Talvez seja um ponto que os autores que ainda se mantêm a favor desta reforma só venham a reparar quando já for tarde demais.

Até à votação final, há que ir relembrando aos nossos representantes, por todas as formas e meios, que realmente há quem esteja preocupado com o rumo que o sr. Voss traçou a pedido dos grupos editoriais... e que pouco ou nada tem a ver com a verdadeira defesa dos direitos dos autores.

4 comentários:

  1. Antes de tirar conclusões gostava que cada um desses mais de 100 mil preenchesse um formulário para ver se sabem se quer sobre o que estão a "lutar" ou se é mais da mesma ignorância e só sabem o que ouvem de certos youtubers.

    ResponderEliminar
  2. E tu sabes? Ou só estás sabes o que ouves de certos editores?

    ResponderEliminar
  3. Eu dei-me ao trabalho de ler a Procedure 2016/0280/COD toda e, sinceramente, não vejo ali nada de atentatório...

    ResponderEliminar