A votação da reforma dos direitos de autor na Europa vai ser votada esta semana, e não faltam pessoas a sair à rua por toda a Europa a expressar o seu descontentamento com a reforma tal como está a ser apresentada - incluindo coisas como a taxa dos links e o filtros nos uploads.
O artigo 13 - entretanto passado a artigo 17 - continua a ser um dos pontos de maior contestação, já que nos vai impelir para uma teia burocrática e tecnológica que não conseguirá cumprir com os objectivos pretendidos, mas conseguirá impedir milhões de pessoas de usarem conteúdos que deveriam ter o direito de usar.
Update Teilnehmerzahlen Demonstrationen #artikel13 #artikel17— Dominik Rzepka (@dominikrzepka) March 23, 2019
München 50.000 (Veranstalterangaben)
München 40.000 (Polizeiangaben)
Köln 10.000 (Veranstalterangaben)
Düsseldorf 4.000 (Polizeiangaben)
Hamburg 6.000 (Polizeiangaben)#Artikel13Demos #Artikel13Demo
Numa verdadeira bofetada de luva branca aos que acusam que o combate a esta reforma está a ser feita por "bots virtuais", foram mais de 100 mil as pessoas que saíram à rua por toda a Europa (até por cá também se fizeram manifestações, que embora mais modestas em número, em nada ficavam atrás das demais em termos de sentimento de indignação).
While we listen to a live performance, during the Portuguese protest against #Article13 , I listen to a startup creator explaining his concerns: "we simply cannot afford buying those filters, and they won't work anyway." pic.twitter.com/fLsT6HXzyN— Marcos Marado (@mind_booster) March 23, 2019
Também problemático é o facto de que, embora as atenções se centrem sobre o (ex) artigo 13, existem muitos mais artigos que são verdadeiros atentados aos autores, como o artigo 12, que vem subtrair directamente o rendimento dos autores, obrigando-os a repartir alguns dos lucros directos que ainda tinham, com as editoras. Talvez seja um ponto que os autores que ainda se mantêm a favor desta reforma só venham a reparar quando já for tarde demais.
Até à votação final, há que ir relembrando aos nossos representantes, por todas as formas e meios, que realmente há quem esteja preocupado com o rumo que o sr. Voss traçou a pedido dos grupos editoriais... e que pouco ou nada tem a ver com a verdadeira defesa dos direitos dos autores.
Antes de tirar conclusões gostava que cada um desses mais de 100 mil preenchesse um formulário para ver se sabem se quer sobre o que estão a "lutar" ou se é mais da mesma ignorância e só sabem o que ouvem de certos youtubers.
ResponderEliminarE tu sabes? Ou só estás sabes o que ouves de certos editores?
ResponderEliminarUi, sinto-me tão atacado.
EliminarEu dei-me ao trabalho de ler a Procedure 2016/0280/COD toda e, sinceramente, não vejo ali nada de atentatório...
ResponderEliminar