2019/03/05

Piëch Automotive promete 500 km de autonomia em menos de 5 minutos


Uma nova marca de carros eléctricos está a prometer o "impossível", dizendo que o seu desportivo 100% eléctrico terá mais de 500 km de autonomia e poderá ser recarregado em menos 5 minutos.

Toni Piëch, filho de Ferdinand Piëch (por sua vez neto de Ferdinand Porsche) parece estar disposto a fazer com que o seu nome mantenha o historial da sua família, com a sua Piëch Automotive a ter criado uma plataforma que permitirá criar uma variedade de carros, com todas as variantes possíveis de grupos propulsores - de 100% eléctricos a híbridos, passando por sistemas fuel cell ou de combustão - mas onde o elemento de destaque é dizerem que têm umas baterias que permitem uma autonomia de 500km com carregamento de apenas 4m40s!


Infelizmente, não são dados quaisquer dados técnicos que ajudem a perceber como é que tal feito é atingido, para além de dizerem que estas baterias não aquecem - dispensando sistemas de ventilação ou circulação de água - o que permite o seu carregamento a correntes muito mais elevadas do que as baterias convencionais.

Para dar uso a esta energia, o automóvel conta com três motores de 150kW, ficando um no eixo frontal e dois no eixo traseiro; prometendo atingir os 100 km/h em 3.2s e uma velocidade máxima de 250 km/h sem dificuldade.

Embora seja pertinente relembrar que quando as coisas parecem boas demais para ser verdade, é porque normalmente o são, seria muito interessante que estas baterias recarregadas em menos de 5 minutos se revelassem ser mesmo assim, sem nenhum efeito secundário indesejado escondido (como um reduzido número de ciclos de carga suportados, ou outros).

3 comentários:

  1. Visualmente, para mim, mete o tesla num bolso. Vamos agora esperar para ver "as letras pequeninas" aparecerem com os "se". Mas so far so good :)

    ResponderEliminar
  2. Deveriamos começar a ver estas melhorias nos carros "normais". Já ficaria contente com um carro a preço "normal" autonomia de 300kms e carregamento em 10 minutos. Já solucionaria praticamente todas as questões que se prendem com a ansiedade de autonomia.

    ResponderEliminar
  3. Naaah isso deve ser uma troca das baterias em 5min.

    ResponderEliminar