2019/03/08

Preço com "poupanças" da Tesla proibidos na Alemanha


A Alemanha decidiu por um fim à apresentação dos preços enganadores exibidos pela Tesla, que dão destaque aos preços após eventuais "poupanças" face a carros a combustível.

A Tesla tem tido uma estranha relação com os preços que apresenta no seu site. Desde há muito que a marca tem insistido na apresentação de um preço que contabiliza eventuais poupanças que se possam vir a ter ao longo de vários anos face a automóveis com combustíveis, mas que têm sido bastante criticadas. Isto faz com que o preço apresentado ao potencial cliente seja bastante inferior ao preço que efectivamente terá que pagar - e é precisamente esse o ponto que levou a Alemanha a exigir que a Tesla deixe de usar essa táctica.



Por cá, para o Model 3 as coisas já estão como deveriam ser: a Tesla apresenta o preço real do veículo, apresentando o valor "após poupanças" como elemento informativo adicional. No entanto, saltando-se para os configuradores dos Model S e Model X, vemos que ainda continua a ser dado destaque ao preço "com incentivos e poupanças" - com o preço total a ser indicado mais abaixo:


Neste caso pode argumentar-se se o preço real deveria estar em cima, mais em destaque; ou se já seria tempo da Tesla simplesmente abandonar o preço "com poupanças" - já que, da mesma forma, o fabricante de um carro que gaste 4 litros por 100 km poderia apresentar um preço "com poupanças" face a outro que gaste 10 litros aos 100 km; ou as poupanças que alguém que circule 1000 km por ano terá face a alguém que faça 50 000 km; ou qualquer outros números que se queiram inventar. Essas são contas que cada comprador deverá fazer por si, para o seu próprio caso, e não pelo fabricante. Ao fabricante, cabe apenas a responsabilidade de indicar, de forma clara, quanto é que é preciso pagar para tirar um dos seus carros do stand.

1 comentário:

  1. E fizeram eles muito bem. Se vou pagar X quero que seja apresentado X e não Y com asteriscos ou notas.

    ResponderEliminar