2019/03/08

Programa Contacto disponibiliza estágios remunerados na Sonae


Uma vez que nem sempre é fácil para quem acaba de finalizar o curso encontrar o lugar certo para trabalhar, pode sempre experimentar programas como este "Contacto" da Sonae, que disponibiliza estágios de 9 meses, podendo trabalhar nas mais diversas áreas e projectos.

As Empresas Sonae pretendem proporcionar estágios a finalistas e recém-graduados de licenciatura ou mestrado na edição de 2019 do Programa Contacto, numa alusão ao espírito intrapreneur, que desde sempre caraterizou o crescimento da empresa. A iniciativa, pioneira em Portugal na captação de jovens de elevado potencial e que vai já na sua 33ª edição, tem como objetivo recrutar jovens com espírito empreendedor e inovador para desenvolver projetos e fazer carreira nas Empresas Sonae.

As candidaturas ao Programa Contacto decorrem até ao dia 17 de março e vão oferecer aos selecionados a oportunidade de explorar diferentes oportunidades e viver experiências profissionais diversificadas, na heterogeneidade de negócios que o Grupo detém. Os jovens interessados devem registar-se no site www.sonaecontacto.com, fazer o upload do seu CV e responder ao desafio “Are you an intrapreneur?”. A resposta ao desafio deve ser feita através do preenchimento do template disponibilizado no site do programa.


Intrapreneurs são jovens inovadores, de espírito inconformado, proativo e desafiador, que possuam vontade de desenvolver projetos e negócios dentro da Sonae. São ágeis, argutos, com capacidade de comunicação e persuasão. São analíticos, pensam por si, têm um bom network, energia e paixão, são tolerantes e têm capacidade de organização.

Pioneiro em Portugal, o Programa Contacto tem por missão atrair e integrar jovens talentos nas Empresas Sonae. Pretende consolidar a longa e estratégica relação de parceria que a Sonae mantém com as Universidades, contribuindo deste modo para uma ligação efetiva entre a academia e o mercado de trabalho.

O Programa Contacto está aberto a jovens de elevado potencial, finalistas e recém-graduados de licenciatura ou mestrado de qualquer área de formação, como por exemplo de Gestão, Economia, Finanças, Engenharia, Psicologia, Recursos Humanos, Marketing, Tecnologias de Informação, Direito, Biomédica, Sociologia, Geografia, Métodos Quantitativos, Estatística, Matemática, entre tantas outras.

O processo de seleção decorre nas próximas semanas. Durante esse período, promove-se um conhecimento bidirecional entre a Sonae e os candidatos, bem como os Líderes com quem estes poderão vir a trabalhar. Os estágios remunerados têm a duração de nove meses, período durante o qual os trainees terão a oportunidade de desenvolver a sua função e, em paralelo, trabalhar num projeto estratégico nas Empresas Sonae.

Desde a sua criação, em 1986, o Contacto já recebeu cerca de 45 mil candidaturas, que conduziram à seleção e participação de mais de 4.600 jovens de diferentes áreas de conhecimento e nacionalidades no ‘‘Dia Contacto’’, sendo que algumas centenas destes acabaram por integrar as equipas das Empresas Sonae.


Principais datas:
  • Até 17 de março: Período de candidaturas.
  • De 18 a 22 de março: Análise das candidaturas e entrevistas telefónicas.
  • 22 de março: Comunicação aos candidatos selecionados.
  • 3 de abril: Assessment Day – ao longo deste dia, os cerca de 120 candidatos finais participam em desafios e dinâmicas (pitch de apresentação, dinâmicas colaborativas, entrevistas, momentos de networking, etc.), que lhes permitem conhecer a Sonae, os seus negócios e líderes, mas também dar-se a conhecer. Este dia desenrola-se de forma a proporcionar a candidatos e líderes oportunidades de conhecimento mútuo que irão permitir, no final do dia, selecionar as suas preferências. A alocação dos trainees aos projetos, é feita numa lógica de matching entre as preferências apontadas por ambos. Este formato tem por base a crença de que um processo de mentoria, tem tanto mais sucesso quanto maior for a empatia e a criação de relação entre o mentor e o mentee.
  • 30 de maio: Dia Contacto – os selecionados têm oportunidade de conhecer melhor os líderes com quem vão trabalhar e as suas equipas, assim como trocar experiências com os trainees da edição anterior.
  • Julho/setembro/novembro: Início do estágio, durante o qual os trainees terão a oportunidade de contactar com os líderes da Sonae e trabalhar num projeto estratégico num dos negócios do Grupo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]