2019/03/01

Tesla lança Model 3 de 35 mil dólares nos EUA - e um de 250 dólares


Depois de muita espera, a Tesla cumpre finalmente a promessa de vender o seu Tesla Model 3 a 35 mil dólares.

Desta vez, a Tesla coloca mesmo Model 3 à venda pelo preço efectivo de 35 mil dólares, sem recorrer às "contas à Tesla" (no mês passado disse que o Model 3 já estaria nesse patamar, se se incluíssem as potenciais poupanças que permitirá). Mas, para atingir este preço, há muitas coisas que se perdem face aos modelos mais dispendiosos, e que obrigarão a pesar vários prós e contras.



O novo Model 3 Standard Range tem um preço de 35 mil dólares (cerca de 27 mil pelas contas à Tesla), mas vem com uma autonomia de apenas 354 km, face aos 425 km da versão Mid Range e 523 km da versão Long Range. No interior, o Model 3 fica também despido de praticamente todos os "requintes", passando a ter bancos em tecido e uma consola simplificada. Passa também a existir uma variante Standard Range Plus, por 37 mil dólares, que prolonga a autonomia para os 386 km e melhora os acabamentos interiores (contando com bancos eléctricos em vez de manuais, e sistema de som melhorado, que provavelmente justificam os 2 mil dólares extra).



O Autopilot também sofre alterações - para além da promessa de que, durante este ano, ganhará a capacidade para conduzir em cidade e lidar com semáforos e sinais de Stop. Os preços do Autopilot base são de 3 mil dólares se comprado com o carro, ou 4 mil dólares se desbloqueado posteriormente; enquanto que o Autopilot melhorado "Full Self Driving" custará 5 mil dólares no momento da compra, ou 7 mil dólares(!) se activado posteriormente.

Actualização: o preço do Autopilot completo em Portugal sobe para os 8600 euros, mas os Model S e Model X "full extras" baixam substancialmente.


Goste-se ou não, fica cumprida a promessa de se poder ter um Tesla Model 3 por 35 mil dólares se se estiver disposto a abdicar de todos os extras; modelo que a Tesla diz que também ficará disponível na Europa nos próximos 3 a 6 meses.


... Se ainda assim estiver fora do orçamento, a Tesla disponibiliza ainda um Model 3 em escala 1:18.


No entanto, não se pense que mesmo em escala de brinquedo este Model 3 é barato, já que a Tesla pede 250 dólares por ele!

8 comentários:

  1. A miniatura é telecomandada?

    ResponderEliminar
  2. Só gosto da tesla pela inovação que conseguiu impor (e aquela autonomia, claro), mas 2020/21 vão ser os anos da triagem, com as marcas "que fazem carros há 100 anos" a surgirem com as suas propostas... Que irão fazer tudo para combater o hipe da Tesla. O consumidor agradece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa questão. Mas penso que a Tesla leva (grande) vantagem, por ter tido a estratégia de englobar também a produção de baterias -elemento crítico e que limitará a produção de qualquer marca - e também pela componente do software, onde o desenvolvimento contínuo e actualizações são um factor diferenciador.

      Mas... venha a concorrência, só temos a ganhar com isso. (O Jaguar I-Pace já é um bom passo nesse sentido.)

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Pois as baterias... Essa coisa de 100 anos... Sem evoluir quase nada...
      Eu só estou à espera que o segmento C apareça com boas opções...

      Eliminar
    4. Calma, também não é tanto assim.
      Tem havido melhorias (nós é que não as apreciamos por não serem tão "revolucionárias" como se desejava. :)
      As baterias de iões de lítio deram um salto significativo em termos de densidade energética e utilização (alguém se recorda ainda do famoso efeito de memória das NiMh?)

      Agora tem sido prometido "para breve" um novo salto com a adopção de baterias "solid state" que dispensam os electrólitos. É aguardar para ver, mas mesmo falando das LiIon convencionais, foram tendo evoluções modestas mas progressivas ao longo dos anos. As baterias não estão paradas... demora é muito a ver as novidades chegarem ao mercado, ou serem de nível "substancial".

      Eliminar
  3. A compra da Maxwell pode ser uma mudança enorme na evolução das baterias.

    ResponderEliminar