2019/04/08

Andante do Porto está a deixar viajar gratuitamente?


Depois da polémica da utilização de cartões "copiados" no smartphone e da revelação de dados dos utilizadores, o Andante volta a dar que falar: desta vez devido a uma nova falha no sistema de validação que está a permitir viajar de borla.

Segundo relatos de alguns leitores que nos contactaram, o sistema de validação da Andante não tem estado a funcionar, impedindo a normal utilização dos cartões, o que resulta desde logo na impossibilidade de validar passes e possibilitando fazer viagens gratuitamente.

Embora não tenhamos tido possibilidade de comprovar pessoalmente, foram vários os leitores a referirem esta situação - e estamos a aguardar por resposta oficial por parte dos responsáveis do Andante. Isto, assumindo que o formulário de contacto no site esteja a funcionar, considerando que se trata de um site que exibe orgulhosamente ter sido optimizado para o Internet Explorer 5.5!



Pessoalmente, nem me parece que a não validação dos cartões fosse um problema assim tão grande. Aliás, podia-se até chegar ao ponto de constatar que seria muito mais simples poupar os (milhões?) já gastos em todo o sistema, e simplesmente permitir que todas as pessoas pudessem viajar "gratuitamente" nos transportes públicos, com o valor a ser pago através de mais uma qualquer taxa aplicada ao IMI, ou combustíveis, ou qualquer outra coisa...


Actualização: a resposta oficial que nos foi dada indica que houve problemas relativos ao GPS nos STCP (muito provavelmente relacionado com o reinício do contador das semanas).

Informamos que o sistema de validação andante esteve em baixo nalguns operadores, nomeadamente na STCP, durante os dias de Sábado, Domingo e Segunda-Feira (da parte da manhã) devido a uma anomalia no sistema de GPS. Tratou-se de uma anomalia a nível mundial, que Segunda-Feira da parte da tarde já se encontrava solucionado.

Mais informamos que esta anomalia não afetou o sistema de validação do metro do Porto.

4 comentários:

  1. calma Internet Explorer 5.5 +++++++++++ ahahah

    ResponderEliminar
  2. Problema no GPS. E só nos STCP. No metrô nai ha problema. As máquinas validam. E um problema a nível global.

    ResponderEliminar
  3. "permitir que todas as pessoas pudessem viajar "gratuitamente" nos transportes públicos, com o valor a ser pago através de mais uma qualquer taxa aplicada ao IMI, ou combustíveis, ou qualquer outra coisa...", mete mais tabaco nisso. Tu não sabes o que é pagar impostos de certeza!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde bem antes de 2007... (E já agora, olha, podia ser em mais um imposto sobre o tabaco!)

      Eliminar