2019/04/08

Notícias do dia

Windows 10 fica com discos USB e Thunderbolt mais lentos; Andante do Porto está a deixar viajar gratuitamente; viagem eléctrica da Holanda à Austrália chega ao fim após 3 anos; o Pocophone F1 recebe - finalmente - Widevine L1, 4K@60 e Game Turbo; vimos luz em câmara lenta a 10 biliões de frames por segundo; o Android TV começou a mostrar publicidade no ecrã principal; a VW promete mais um Seat eléctrico "bom e barato"; a Netflix removeu o suporte para AirPlay e impede "cast" para Apple TV e smart TVs; os direitos de autor no YouTube arruínam vídeos de educação musical; e ainda a bateria de lítio revolucionária da Innolith com 4x a densidade energética das actuais.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já temos novo gadget da semana para oferecer - um analisador da qualidade da água da Xiaomi.

Android Q reforça aposta nas "bubbles"



Os fãs dos "chat heads" do Messenger vão dar-se bem com a próxima edição do Android. No Android Q a Google vai implementar um sistema de notificações por "bolhas flutuantes" que funcionam de forma idêntica aos "chat heats", permitindo manter notificações / apps minimizadas como círculos flutuantes sobre o interface.

O facto de isto ser tratado de forma nativa a nível do sistema garantirá um desempenho e segurança acrescida (sem receio de ter apps de terceiros com permissões para desenhar sobre o interface), mas levanta algumas questões quanto a, depois de ficarmos com o ecrã do smartphone cheio de icons de apps, quererá a Google encher o ecrã ainda mais com icons flutuantes espalhados por todo o lado? Veremos que tal isto resulta em acção...


Fiat vai pagar milhões à Tesla para reduzir quota de emissões



A Fiat Chrysler vai pagar centenas de milhões de euros à Tesla para reduzir a sua quota de emissões poluentes, de modo a cumprir com as metas europeias definidas para 2020. A Fiat tem sido uma das marcas mais atrasada na adopção de automóveis eléctricos e isso tem-se feito sentir no nível de emissões médio dos seus veículos.

Como a UE permite que os fabricantes automóveis -  à semelhança do que acontece com as emissões a nível dos países, que podem comprar "quotas" dos países menos poluentes - possam comprar as "não-emissões" de outros, vai ser essa a forma escolhida pela Fiat Chrysler para desenrascar a situação a curto prazo e evitar multas.


ISS está repleta de bactérias nocivas



Más notícias para quem tiver receio de germes e bactérias e estivesse a planear fazer umas férias espaciais. Embora habitualmente se considere o ambiente no espaço como sendo estéril e limpo, a vida a bordo da ISS apresenta-nos uma realidade bem diferente e infestada de bactérias.

Sendo um espaço fechado onde vivem várias pessoas, a ISS acaba por se tornar num local ideal para a proliferação do mesmo tipo de bactérias que cá na Terra encontramos em ginásios, hospitais e até escritórios. Situações a ter em conta no caso de missões espaciais de longa duração...


Redes sociais são um "desperdício de tempo" - dizem 82% dos norte-americanos



Um inquérito nos EUA revela um panorama negro para as redes sociais, com a maioria das pessoas a considerar que as redes sociais espalham mentiras, são usadas para dividir os cidadãos, espalham rumores e ataques injustos, e - como se tudo isso não bastasse - desperdiçam o tempo dos utilizadores. Este último ponto torna-se ainda mais crítico quando, face às outras restantes respostas que obtiveram entre 55% e 61%, se descobre que aqui se teve um consenso de 82% das respostas.

Penso que faltava apenas ter uma pergunta adicional, para se saber quantas destas pessoas que acham que as redes sociais desperdiçam o seu tempo continuam a utilizar as redes sociais, e quantas é que já as abandonaram ou limitaram drasticamente o tempo que passam nelas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)