2019/04/04

Apple baixa preço do HomePod


Numa manobra bastante incomum para a Apple, o preço da sua coluna HomePod foi reduzido de $349 para os $299.

A Apple é conhecida por raramente alterar preços, e normalmente quando o faz é para os subir - com a excepção dos produtos mais antigos, que podem ir ficando com preço reduzido face aos modelos mais recentes. No entanto, mesmo sem qualquer previsão de chegada de um HomePod 2, a Apple decidiu reduzir o preço da sua coluna HomePod.

O HomePod tem uma excelente qualidade sonora, mas o seu preço elevado ditou o seu insucesso comercial, nem sequer conseguindo obter expressão face à imensidão de "smart speakers" com Alexa e Google Assistant. Também não terá ajudado que muitas das suas funcionalidades só tenham ficado disponíveis bastante mais tarde, com a actualização para o AirPlay 2 (que permite utilizar dois em stereo ou como sistema multi-room). E isto para não falar que, nativamente, só suporta o serviço de streaming da própria Apple.

O ajuste de preço deixa-o num patamar ligeiramente mais atractivo, mas suspeito que ainda assim continuará a ser difícil enfrentar a forte concorrência que existe no mercado, com muito maior variedade e versatilidade. Bastará referir que dispositivos como os Google Home podem reconhecer e lidar com múltiplas pessoas, o que se torna num aspecto crítico para utilização num lar.


P.S. Importa relembrar que a Apple ainda nem sequer disponibiliza o HomePod oficialmente em Portugal.

1 comentário: