2019/04/18

Apple vai unificar Find My Friends, Find My iPhone e trackers Bluetooth


A Apple está a reformular as suas apps de localização de iPhones e de pessoas, e prepara-se para expandir a sua abrangência a muitas mais coisas.

O Find My iPhone foi uma das medidas encontradas pela Apple para dissuadir o roubo de iPhones, permitindo localizar iPhones roubados ou perdidos, e que foi acompanhado do igualmente útil Find My Friends, que permite saber por onde andam os amigos em tempo real - em alternativa ao defunto Google Latitude.

Agora, a Apple está a trabalhar numa reformulação de ambas as apps, preparando-se para as unificar numa só app com funcionalidade ainda mais abrangente. A nova app não só permitirá continuar a localizar iPhones e amigos (que aceitarem partilhar a localização, obviamente) e criar notificações para quando chegam ou saem de algum local, como também poderá ser utilizada para localizar muitos outros dispositivos, através de um pequeno tracker Bluetooth ao estilo dos TrackR ou Lapa.


Embora estes dispositivos contem com a capacidade de serem localizados por outros utilizadores que tenham as suas apps instaladas, desde o início que dissemos que esta funcionalidade só seria realmente eficaz se fosse aplicada de raiz nos smartphones. E é precisamente isso que a Apple está agora a fazer. Assim, quando se marcar um dispositivo com um destes trackers como perdido, poderá ser localizado automaticamente assim que passar um iPhone por perto, sem necessidade de que esteja a utilizar qualquer app específica.

O tracker Bluetooth da Apple poderá guardar a informação sobre o dono, de modo a que qualquer pessoa que encontre algo "perdido" possa rapidamente entrar em contacto. Será pena se a Apple insistir em fazer disto uma sistema fechado, já que todos teríamos a ganhar em se fosse um sistema que pudesse ser transversal a todas as plataformas, iOS, Android e trackers Bluetooth de múltiplos fabricantes. Se assim for, lá teremos que esperar que a Google faça uma versão mais aberta desta funcionalidade (como de resto já deveria ter feito há muito...)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)