2019/04/27

Astronautas em Marte só depois depois de 2033


Temos tido grandes desenvolvimentos a nível da exploração espacial, mas a ideia de colocar astronautas em Marte até 2033 é completamente irrealista, segundo a conclusão de um relatório independente.

Temos assistido a um novo interesse em colocar astronautas na Lua e posteriormente fazê-los chegar a Marte, mas as probabilidades da NASA o conseguir fazer até 2033 - como tem estado a ser prometido por algumas campanhas - não tem grandes probabilidades de acontecer.

Um bom indicador dessa intenção falhar redondamente será verificar se a NASA conseguirá regressar à Lua até 2024, conforme pedido pelo Vice Presidente norte-americano. Isto porque, ao contrário do que aconteceu na década de 60 com Kennedy, desta vez os pedidos "milagrosos" estão a ser feitos... mas esquecendo-se da parte do indispensável reforço orçamental da NASA (se bem que, por outro lado, os imensos gastos e derrapagens que têm acontecido com o SLS não serão um bom exemplo a nível de mostrar uma gestão financeira eficiente de novos desenvolvimentos.)

Faltará ainda ver que tal é que a SpaceX se poderá intrometer aquilo pelo meio, caso venha a conseguir demonstrar a eficácia da sua Starship... e talvez demonstrar que se calhar o relatório está certo: que a NASA não conseguirá chegar a Marte em 2033... mas que nessa altura já por lá poderá andar um Elon Musk num Tesla marciano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)